Quando sabemos o que queremos, o propósito se evidencia, e a Santidade nos devolve o que emanamos ao Universo
07/11/2024 - 15:29
Uma prazerosa leitura que fiz em 2024 foi a do livro “Uma vida com propósitos”, do teólogo californiano Rick Warren (Ed. Vida/2023). A obra reforça quão abençoados são os que seguem os desígnios de Deus. Quando sabemos o que queremos, o propósito se evidencia, e a Santidade nos devolve o que emanamos ao Universo. “Somente em Deus descobrimos nossa origem, identidade, significado, propósito, importância, destino. Você, definitivamente, não é um acidente. Fomos concebidos para algo maior e a nossa singularidade nos faz únicos, por isso, não devemos nos comparar aos outros e, sim, aceitar, compreender e tocar em frente a nossa missão na Terra. Nem os gêmeos são 100% iguais. Aproveitemos os nossos dons!”, escreve o pastor evangélico nas páginas iniciais da referida obra.
Somos produtos do nosso passado, mas não precisamos ser reféns dele. Portanto, que aprendamos com os erros e rumemos a novos desafios, sem alimentarmos ressentimentos. Que nos livremos das amarras e enfrentemos o desconhecido. O combustível? Fé e amor. Sem Deus, a vida não tem propósito. Sem propósito, a vida não tem sentido. Sem sentido, a vida não tem relevância. É o famoso: "o tudo sem Deus é nada; o nada com Deus é tudo".
A vida é um eterno teste. Deus observa a maneira como nos comportamos após as enfermidades, as perdas, as vitórias, os ganhos. O nosso caráter é revelado! Nada é irrelevante em nossa existência. Tudo é oportunidade para a melhoria contínua. Sermos as nossas melhores versões, eis a glória de Deus! Primeiro, creia. Segundo, receba. Ame a Deus; obedeça; seja grato. Use as suas habilidades para cumprir o seu propósito. Medo, orgulho e confusão formam a tríade para a queda. Quando nos confrontamos com as nossas limitações, reagimos com irritação, raiva e ressentimento, daí a inveja, o ciúme e a autopiedade tomam conta de nós. Portanto, que nos entreguemos a Deus pacientemente, para vermos as bênçãos chegarem às nossas vidas. A verdadeira adoração é dar graças durante as provas; manter a confiança em meio às tentaçãos; render-se a Ele durante o sofrimento.
O objetivo da vida é aprender a amar. Fé, esperança e amor são eternos. “O segredo de uma herança duradoura não é o que você faz, mas quanto amor você coloca naquilo que faz”, eternizou Madre Tereza de Calcutá. Sempre que você se dedica a alguém e doa o seu o tempo, você faz um sacrifício, que é a essência do amor. Por que o melhor momento para expressar o amor é agora? Porque você não sabe quando terá outra oportunidade. As circunstâncias mudam, os filhos crescem, as pessoas morrem. Você não tem nenhuma garantia do amanhã. O melhor exercício da vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O melhor momento para amar é agora.
Precisamos de misericórdia, porque tropeçamos, caímos. A compaixão e a empatia nos livram dos julgamentos, abrindo espaço para a comunhão. Devemos perdoar e confortar o pecador, para que ele não seja vencido pelo desespero. Perdoar é esquecer o passado. Confiar tem relação com o futuro. Comprometimento, sinceridade, franqueza e humildade, eis os pilares da vida em comunidade. Presunção, convencimento e orgulho ferem esse cabedal. Sempre vale a pena restaurar relacionamentos. Mais vale o esforço para manter o que já construímos do que o simples descartar. A maioria dos conflitos tem raízes em necessidades não satisfeitas. Resolva o problema. Não adie. O tempo não cura, pelo contrário, só aumenta os ressentimentos. É melhor cooperar do que brigar.
Prefira incentivar a criticar. O mesmo diamante tem diferentes aspectos quando visto de ângulos diversos. Deus espera unidade e não uniformidade. É ilusão esperar que todos concordem com tudo. Ansiar pelo ideal enquanto critica o real é sinal de imaturidade, em contrapartida, conformar-se com o real sem lutar pelo ideal é complacência - a maturidade está em conviver com essa tensão. Não espere sentir-se poderoso ou confiante. Siga adiante na sua fraqueza, fazendo o que é certo a despeito de seus medos e sentimentos. Deus espera que você aja primeiro. É assim que você coopera com o Espírito Santo e desenvolve o seu caráter. Toda tentação é uma oportunidade para fazer o bem. Crescer é quase sempre doloroso e assustador. Não há crescimento sem mudanças. Novos hábitos levam tempo para se desenvolverem. Só vive o propósito quem suporta o processo.
Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio