Nada distingue melhor os executivos eficazes do que o cuidado e o carinho que dispensam ao tempo

Peter Drucker

A vida que você tem levado é absolutamente mérito seu, seja por suas ações conscientes ou inconscientes, seja pela qualidade dos seus pensamentos, comportamentos e suas palavras. Autorresponsabilize-se

Paulo Vieira


Conexão

Tudo começa em Deus

Quando sabemos o que queremos, o nosso propósito de vida se evidencia, e a Santidade nos devolve aquilo que emanamos ao Universo

02/04/2024 - 16:29

A leitura mais prazerosa que fiz neste início de 2024 foi a do livro “Uma vida com propósitos”, do teólogo californiano Rick Warren (Ed. Vida/2023). A obra reforça quão abençoados são aqueles que vivem os desígnios de Deus. Quando sabemos o que queremos, o propósito se evidencia, e a Santidade nos devolve o que emanamos ao Universo.

“Somente em Deus descobrimos nossa origem, identidade, significado, propósito, importância, destino. Você, definitivamente, não é um acidente. Fomos concebidos para algo maior e a nossa singularidade nos faz únicos, por isso que não devemos nos comparar aos outros e, sim, aceitar, compreender e tocar em frente a nossa missão na Terra. Nem os gêmeos são 100% iguais. Aproveitemos os nossos dons!”, escreve o experiente pastor evangélico.

Somos produto do nosso passado, mas não precisamos ser refém dele. Nada pode mudar o que já foi. A amargura fere. Então, que aprendamos com os erros cometidos e rumemos a novos desafios, sem alimentarmos ressentimentos. Que nos livremos das amarras e enfrentemos o desconhecido. O combustível? Apenas Fé e amor. Sem Deus, a vida não tem propósito. Sem propósito, a vida não tem sentido. Sem sentido, a vida não tem relevância. É o famoso: “o tudo sem Deus é nada; o nada com Deus é tudo”.

A vida é um eterno teste. Deus observa a maneira como nos comportamos após as enfermidades, as perdas, as vitórias, os ganhos. O nosso caráter é revelado. Nada é irrelevante em nossa existência. Tudo é oportunidade para a melhoria contínua. Sermos as nossas melhores versões, eis a glória de Deus. Primeiro, creia. Segundo, receba. Ame a Deus. Obedeça, só depois queira compreender. Seja grato. Use suas habilidades para cumprir seu propósito.

Medo, orgulho e confusão, a tríade para a queda. Quando nos confrontamos com as limitações, reagimos com irritação, raiva e ressentimentos. Daí a inveja, o ciúme e a autopiedade tomam conta de nós. Entreguemo-nos a Deus pacientemente, para vermos as bênçãos chegarem às nossas vidas.

A mais profunda adoração é louvar a Deus apesar da dor; dar graças durante a provação; manter a confiança Nele em meio à tentação; render-se a Ele durante o sofrimento, e amá-lo quando Ele parecer distante. O objetivo da vida é aprender a amar. Fé, esperança e amor são eternos. “O segredo de uma herança duradoura não é o que você faz, mas quanto amor você coloca naquilo que faz”, eternizou Madre Tereza de Calcutá. Sempre que você se dedica a alguém e doa o seu bem mais precioso, o tempo, você faz um sacrifício. E, este, é a essência do amor. Por que o melhor momento para expressar o amor é agora? Porque você não sabe quando terá outra oportunidade. As circunstâncias mudam, os filhos crescem, as pessoas morrem. Você não tem nenhuma garantia do amanhã. O melhor exercício da vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O melhor momento para amar é agora.

Todos precisamos de misericórdia, porque tropeçamos, caímos. A compaixão e a empatia nos livram dos julgamentos, abrindo espaço para a comunhão. Quando vimos um pecador, devemos perdoá-lo e confortá-lo, para que não seja vencido pelo desespero. Perdoar é esquecer o passado. Confiar tem relação com o futuro.

Comprometimento, sinceridade, franqueza e humildade, eis os pilares da vida em comunidade. Presunção, convencimento e orgulho ferem esse cabedal. Sempre vale a pena restaurar relacionamentos. Vale o esforço para manter o que já construímos do que descartar quando houver mágoa. A maioria dos conflitos tem raízes em necessidades não satisfeitas. Algumas dessas só podem ser alcançadas por Deus. Quando você espera que uma pessoa satisfaça uma necessidade que somente Deus pode atender, você está se candidatando à amargura e à decepção. Ninguém pode suprir todas as suas necessidades, exceto Deus. Resolva o problema. Não adie. O tempo não cura, pelo contrário, só aumenta os ressentimentos. O melhor momento é quando ambos estiverem tranquilos. É sempre melhor cooperar do que brigar. Enfatize a reconciliação, não a solução.

O mesmo diamante tem diferentes aspectos quando visto de ângulos diversos. Deus espera unidade e não uniformidade. É ilusão esperar que todos concordem com tudo. Ansiar pelo ideal enquanto critica o real é evidência de imaturidade. Em contrapartida, conformar-se com o real sem lutar pelo ideal é complacência. A maturidade está em conviver com essa tensão. Prefira incentivar a criticar. Deus espera que você aja primeiro. Não espere sentir-se poderoso ou confiante. Siga adiante na sua fraqueza, fazendo o que é certo a despeito de seus medos e sentimentos. É assim que você coopera com o Espírito Santo; essa é a forma de seu caráter se desenvolver.

Toda tentação é uma oportunidade para fazer o bem. Crescer é quase sempre doloroso e assustador. Não há crescimento sem mudanças. Novos hábitos levam tempo para se desenvolverem. Só vive o propósito quem suporta o processo. Tenha paciência. Evite comparações, resista aos exageros e deseje elogios somente de Deus.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas