Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde a sua pureza, a inércia esgota a energia da mente

Leonardo da Vinci

Suba o primeiro degrau com Fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo

Martin Luther King Jr.


Veterinária

A vacinação em equinos

Faz-se necessária a implantação de eficiente programa vacinal para a prevenção de doenças nos cavalos

31/01/2023 - 16:19 | Atualizado em 31/01/2023 - 16:21

A matéria de maior audiência do Portal InfoHorse, veículo de imprensa do jornalista e leiloeiro rural Marcelo Pardini, que esteve no ar entre 2012 e 2018, atingindo cerca de 100.000 visualizações, foi escrita com base nas informações transmitidas pelo Dr. Carlos Guilherme de Castro Schutzer, o “Xuxu”, titular da Embrio-equi, em São Simão/SP, acerca da importância da vacinação em equinos. Confira, na íntegra, a reedição desse relevante conteúdo:

Não existe programa de vacinação padronizado para equinos. É de responsabilidade do veterinário planejá-lo de acordo com as necessidades de cada criatório. “O protocolo varia conforme o tipo de criação, a localização geográfica do haras e devido aos casos de surtos ou às epidemias de doenças infectocontagiosas”, diz o profissional.

Com o aumento do número de provas e eventos equestres por todo o país, elevou-se a frequência de trânsito e aglomeração de animais e, consequentemente, a disseminação de doenças. Assim, é de grande importância a implantação de programa de vacinação adequado para a prevenção das enfermidades. “As vacinas que utilizamos na rotina para equinos são: Raiva, Influenza, Tétano, Encefalomielite (dos tipos Leste e Oeste) e Rinopneumonite (aborto equino a vírus)”, elenca o experiente veterinário. Segue abaixo o esquema de vacinação recomendado:

Imagem cedida
A implantação do programa de vacinação previne diversas enfermidades*

*Observações do Dr. Carlos Schutzer:
1. Animais que nunca foram vacinados: aplicar 2ª dose 30 dias após a 1ª;

2. Nos potros, depois do esquema inicial, fazer reforço aos 12 meses de idade e, posteriormente, seguir o mesmo protocolo dos equinos adultos;
3. Nas éguas gestantes: uma dose de reforço (contra Tétano, Influenza e Encefalomielite) pode ser feita 30 dias antes do parto para aumentar os níveis de anticorpos no colostro e, consequentemente, para o potro nascer com imunidade maior contra tais doenças, e
4. Em nossa rotina, além destas vacinas preconizadas para as éguas gestantes, fazemos tratamento preventivo contra aborto por Leptospirose, que consiste em duas aplicações do antibiótico Estreptomicina (12,5g) no 3º e no 6º meses de gestação.

É importante manter as vacinas sobre refrigeração em temperatura adequada, tanto no armazenamento quanto no transporte, e durante a utilização. "As instruções devem seguir as recomendações do fabricante, pois se houver alguma falha nesses procedimentos pode ocorrer perda na eficácia", alerta o médico veterinário.

No momento da vacinação, o cavalo deve estar livre de vermes e carrapatos. "Se vacinarmos um animal com algum desequilíbrio nutricional ou hormonal, a resposta à vacinação pode não ser eficiente e o equino continuará com risco de contrair a doença", fala o titular da Embrio-equi. Animais com febre, infecção ou virose também devem esperar completa recuperação para serem vacinados, pois tais condições podem diminuir o efeito da vacina.

É de suma importância a implantação de programa de vacinação adequado em equinos para prevenção e controle de enfermidades. O proprietário deve estar ciente de que a vacina serve para minimizar os riscos da infecção, mas não é capaz de prevenir patologias em todas as circunstâncias. "A ideia de que a vacinação protege contra doenças deve ser acompanhada por um bom manejo sanitário e alimentar, ou seja, devemos trabalhar com o conceito de um manejo de boa qualidade e não vacinar pura e simplesmente", finaliza.