Cada adversidade traz junto a semente de um benefício equivalente ou maior

Napoleon Hill

Todo sistema complexo, seja um instrumento de fábrica, seja um computador ou um ser humano, tem de ser congruente. Suas partes têm de trabalhar juntas; cada ação deve apoiar uma outra ação, se é para trabalhar em um alto nível

Anthony Robbins


Marketing

Sucesso nas vendas

O patrimônio da marca está diretamente relacionado com a quantidade de clientes que a empresa tem e o seu nível de reconhecimento

25/05/2021 - 10:53 | Atualizado em 10/09/2021 - 09:04

Seja qual for o setor em que você atue, algumas diretrizes devem ser seguidas para o sucesso nas vendas: respeite o clima econômico dos negócios; conheça os mercados estratégicos e as áreas-chave; compreenda as potencialidades e as fragilidades da empresa; estude os concorrentes; aproveite as oportunidades, e tome cuidado com as ameaças.

Objetivos do Marketing
- Devem ser definíveis e quantificáveis.
- Expressos em termos de valores ou participação de mercado.
- Tempo futuro.

Ciclo de vida do produto
- Os produtos têm vida limitada.
- As vendas atravessam estágios distintos.
- Os lucros oscilam em diferentes estágios do ciclo de vida do produto.
- Os produtos requerem estratégias de Marketing diferentes a cada estágio do ciclo de vida: introdução (crescimento lento e baixo lucro); crescimento (aumento nas vendas e lucro maior - melhorar o produto, entrar em novos segmentos de mercado e canais de distribuição; reduzir os preços); maturidade (redução nas vendas e lucro estável - estratégias para renovar o mix de Marketing, visando à expansão das vendas), e declínio (estratégia de continuidade, foco, aproveitamento máximo e descontinuação gradativa).

Patrimônio da marca
O patrimônio da marca ou brand equity está diretamente relacionado com a quantidade de clientes que a empresa tem e o nível de reconhecimento da mesma (atributos - associações mentais e emocionais).

Serviços
“Um serviço é qualquer desempenho, essencialmente intangível, que uma parte oferece à outra. Sua execução pode estar ou não relacionada a um produto concreto”, sacramentou Philip Kotler, o “Papa” do Marketing.
- Intangibilidade: os serviços não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de comprados (ex. consulta médica).
- Inseparabilidade: os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente (ex. corte de cabelo).
- Variabilidade: como os serviços dependem de quem os fornece e de quando e onde são fornecidos, eles são variáveis (ex. consultoria técnica).
- Perecibilidade: os serviços não podem ser estocados (ex. treinamento de cavalos).

É importante atentar-se à produtividade, ao grau de eficácia com que os insumos do serviço são transformados em produtos que adicionem valor aos clientes, bem como à qualidade, quando os consumidores têm suas necessidades, seus desejos e suas expectativas devidamente satisfeitas.


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

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