Não espere problemas, pois eles tendem a não desapontar

Napoleon Hill

A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original

Albert Einstein


Veterinária

A Estação de Monta

Planejamento, estudo dos acasalamentos e manejo adequado são fundamentais para os resultados positivos na Reprodução equina

31/01/2023 - 16:16 | Atualizado em 31/01/2023 - 16:21

A Estação de Monta, no princípio da Primavera, começa nos dias mais longos do ano, cuja luminosidade é maior. Para os equinos, a luz está diretamente associada à Reprodução e é neste período que as éguas começam a ciclar. Muitas associações de criadores de cavalos oficializam o novo ano hípico a partir de 1º de julho, por isso que dizemos que o potro que nasce nos primeiros dias do mês 07 é “bem nascido”, o que lhe confere vantagem competitiva frente aos que nascem posteriormente. Portanto, para se chegar a tal benefício, a concepção deve ser realizada próxima a agosto do ano anterior, já que a gestação da égua dura em torno de 335 dias (11 meses).

Não só a luz, mas a temperatura ambiente e a condição corporal da fêmea influenciam no ciclo reprodutivo equino. Alguns estudos sugerem que sob a mesma condição de luminosidade e nutrição a primeira ovulação da égua pode atrasar devido ao clima (muito frio ou quente). As fêmeas que recebem dietas ricas em proteína, por exemplo, exibem aumento da secreção de FSH (hormônio da fertilidade) e ovulam de 03 a 06 semanas mais cedo do que as submetidas à alimentação de baixa qualidade. É importante que o criador fixe no calendário do haras a chegada da Primavera para dar início à Estação de Monta. Assim, os nascimentos acontecerão no início do Verão seguinte, período em que as pastagens são mais ricas e o clima contribui para o desenvolvimento dos neonatos.

Sempre consulte um especialista, para que as taxas de prenhezes sejam altas em seu criatório. Planejamento, estudo dos acasalamentos e manejo adequado são fundamentais para se chegar a resultados positivos na Reprodução equina. Feito isso, basta aguardar nos piquetes-maternidades os novos relinchos de pura felicidade!

Silvio Neto
Estação de Monta - esperança de novos relinchos de pura felicidade