A prece é sempre a solução. É um desejo endereçado a Deus, e Ele atende

Joseph Murphy

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã

Leonardo da Vinci


Marketing

Marketing interativo

É preciso definir os pontos de sucesso do planejamento estratégico da campanha publicitária - vendas, visibilidade, participação de mercado

16/12/2019 - 12:37 | Atualizado em 07/02/2020 - 17:42

Na internet, cada ação publicitária em diferentes mídias traz possibilidades particulares de atrair e reter a atenção do público-alvo. A campanha é melhor recebida quanto mais relevante se mostrar para o usuário (atender aos seus interesses e as suas necessidades).

A mídia interativa é mensurada através do ROI (Return of Investiment). Sendo assim, é preciso definir os critérios de sucesso do planejamento estratégico da campanha - vendas, visibilidade, aumento na participação de mercado. Portanto, faz-se necessário ter os seguintes questionamentos: quais as necessidades que a marca satisfaz? Elas são relevantes ao consumidor? Quais são os produtos/serviços complementares que podem satisfazer tais necessidades? Como os consumidores avaliam a marca? Quais as diferenças em relação aos concorrentes? Elas são relevantes? Como elas são percebidas pelos consumidores? Quais os segmentos sócio-demo-psicográficos têm o mesmo tipo de necessidade e ainda não estão na mira dos concorrentes?

Marcelo Pardini
Planejamento - vendas, visibilidade, aumento na participação de mercado

Após o investimento em Publicidade e Propaganda, o retorno deve ser mensurado através dos resultados: vendas, share of mind (marca na mente do cliente), redução de custo e mudança de atitude do público-alvo para com a marca.

Com o uso de tecnologias mais sofisticadas (informações cruzadas), especialmente em relação ao consumo, é possível medir a porcentagem de usuários que interagem com a peça (independentemente de terem clicado ou não na mesma), bem como o tempo que cada usuário dispendeu para com a campanha, entre outros pormenores.

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• Do inglês SEM - Search Engine Marketing.
• Baseado em sites de busca - primeiro destino de quem está procurando informação (Google é o “oráculo” mais acessado do mundo).
• Cerca de 80% das pessoas não vão além da primeira página de busca.
• Aumenta o conhecimento da marca.
• Espalha a mensagem da marca em todos os dispositivos.
• Usa as opções de segmentação para atingir exatamente o público-alvo.
• Compartilha as atualizações para mais pessoas e atrai novos seguidores (constrói relacionamentos).
• Alcança a audiência exata com opções precisas de segmentação.
• Pagamento facilitado - cliques ou impressões.

 

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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