Autorresponsabilize-se. Você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou. Sendo assim, só você pode mudar essa circunstância

Paulo Vieira

Seguir a sua paixão é o segredo para alcançar o seu potencial. Você não consegue chegar ao melhor de seu potencial sem perseguir a sua paixão

John Maxwell


Marketing

Marketing interativo

Na internet, cada ação publicitária em diferentes mídias traz possibilidades particulares de atrair e reter a atenção do público-alvo

09/06/2021 - 11:40

Na internet, cada ação publicitária em diferentes mídias traz possibilidades particulares de atrair e reter a atenção do público-alvo. A campanha é melhor recebida quanto mais relevante se mostrar para o usuário (atender aos seus interesses e as suas necessidades).

A mídia interativa é mensurada através do ROI (Return of Investiment). Sendo assim, é preciso definir os critérios de sucesso do planejamento estratégico da campanha - vendas, visibilidade, aumento na participação de mercado.

Quais as necessidades que a marca satisfaz? Elas são relevantes ao consumidor? Quais são os produtos/serviços complementares que podem satisfazer tais necessidades? Como os consumidores avaliam a marca? Quais as diferenças em relação aos concorrentes? Como elas são percebidas pelos consumidores? Quais os segmentos sócio-demo-psicográficos têm o mesmo tipo de necessidade e ainda não estão na mira dos concorrentes?

Após o investimento em Publicidade e Propaganda, o retorno deve ser mensurado através dos resultados: vendas, share of mind (marca na mente do cliente), redução de custo e mudança de atitude do público-alvo para com a marca. Com o uso de tecnologias mais sofisticadas (informações cruzadas), especialmente em relação ao consumo, é possível medir a porcentagem de usuários que interagem com a peça (independentemente de terem clicado ou não na mesma), bem como o tempo que cada usuário dispendeu para com a campanha, entre outros pormenores.


Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

36 colunas publicadas