Os ventos da vida sopram para todos e cabe a cada um de nós saber utilizá-los. O vento fica ruim para quem vive com medo, porque aqueles que têm coragem de avançar sempre estarão à frente

Roberto Shinyashiki

Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma; seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas; fale de assuntos que interessem à outra pessoa

Dale Carnegie


Corrida

Um novo olhar sobre as corridas

A transmissão pela internet dos páreos no Jockey Club de Sorocaba bate recorde de audiência e agrada os turfistas

15/10/2021 - 09:22 | Atualizado em 31/01/2023 - 18:06

Devido à pandemia do covid-19 muitas transformações estão em andamento na sociedade, no Brasil e no mundo, culminando em mudanças de hábitos. Na área esportiva não é diferente. Funcionando com os portões fechados, atendendo às normas dos órgãos oficiais de Saúde, o Jockey Club de Sorocaba tem registrado significativo aumento na audiência das transmissões das corridas via internet. Saiba mais:

Para se ter uma ideia, a média de usuários conectados em dia de transmissão é superior a 2.000. Eles acompanham simultaneamente as disputas dos Grandes Prêmios, somando mais de 25.000 visualizações no cômputo geral. Se considerarmos que há 03 pessoas por aparelho ligado à transmissão, podemos afirmar que cerca de 6.000 espectadores vibram com as corridas, ou seja, o equivalente a uma arena esportiva lotada, mais um indicador da força e da pujança do Turfe do cavalo Quarto de Milha no Brasil.

Quando fui convidado pelo presidente Mauro Zaborowsky, à frente da Diretoria no biênio 2018-19, para assumir a locução do Jockey Club de Sorocaba, eu sabia que os desafios seriam enormes. Procurei estudar as características dos principais narradores do Brasil e dos Estados Unidos, com especial atenção ao craque Nilson Genovesi. Vislumbrei a criação de um estilo próprio, que unisse informação e emoção, trazendo a minha tarimba de narrador de provas e rodeios, atividade exercida na juventude, atrelada aos novos conhecimentos oriundos do Jornalismo e do Leilão. E, claro, sempre aprendendo através das observações dos criadores, proprietários, treinadores, além dos bate-papos com os integrantes da Comissão de Corridas, profissionais com vasta experiência no meio, os quais respeito e admiro. Vale dizer que tive apoio do Luizinho da Raia, que narrou as corridas em Sorocaba por mais de 20 anos.

"É com muito prazer que falo sobre as transmissões do Jockey Club de Sorocaba. Hoje em dia, para mim, tem sido um divertimento muito grande ficar sentado na minha arquibancada particular, a minha poltrona, assistindo as corridas dos nossos cavalos. O formato está muito bom, a imagem maravilhosa, as novidades que vocês implantaram estão interessantes. Eu só posso elogiar a narração, que nos trouxe uma nova emoção em assistir as nossas corridas", diz Plinio de Rezende Kiehl, da Fazenda Santa Carolina, criador com 45 anos de experiência. "Tenho aproveitado muito. E fique certo de que continuarei acompanhando".

Marcelo Jorge, do Haras São Jorge, faz questão de dizer que as transmissões melhoraram. "Principalmente a narração. Para resumir, hoje é possível fechar os olhos e sentir a corrida. A locução está precisa. Narrar corrida de Quarto de Milha não é fácil, dada a velocidade dos animais em 200, 300, 400 metros, com várias alternâncias de posição, especialmente no meio do pelotão, com um atacando, outro parando. A pronúncia dos nomes e dos pedigrees está corretíssima. Em relação à parte técnica, o ponto alto é o posicionamento das câmeras. As imagens no box são bacanas, pois podemos acompanhar o trabalho do largador, ver a atitude do treinador. A filmagem do drone, por cima, dá a real precisão da disputa, tirando qualquer dúvida". Ele também fala sobre a pandemia: "confesso que no começo, fiquei muito assustado, e pensei: o que vai acontecer agora? Mas o mercado reagiu super bem, os leilões virtuais foram excelentes, o que deixou claro o amor das pessoas para com os cavalos, a paixão, o cuidado em não deixar faltar nada. As lives dos vendedores e as assessorias comerciais seguem firmes".

Para Marcos Zaborowsky, que ao lado do pai, Mauro, comanda o Haras Vista Verde, a transmissão das corridas está em evolução: "Melhorou a internet, as imagens estão mais bonitas, a adição do drone foi incrível. A narração está espetacular, com uma emoção diferente a cada prova. As entrevistas que você implementou, Marcelo, antes da pandemia, também agregaram", diz o turfista da nova geração. "Acredito que ainda precisa preencher os espaços vazios, entre as corridas, bem como começar a transmissão um pouco antes do primeiro páreo", sugere.

Jacky Silva
Acompanhar as corridas pela internet tem sido o novo hábito dos turfistas

À frente do Marketing do hipódromo, Marcos Rey, comenta sobre a interatividade: “através das nossas redes sociais, as pessoas têm compartilhado fotos e vídeos de onde acompanham as corridas, e nós as repostamos no Instagram. Outro atrativo é o chat do nosso canal no YouTube, que recebe centenas de comentários a cada encontro”.

A amplitude de divulgação da transmissão das corridas pela internet é algo muito rico. A nossa tropa chega aos mais variados pontos do planeta, da Argentina a Austrália, passando por Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile e Estados Unidos. Isso valoriza o cavalo Quarto de Milha de Corrida do Brasil.

Ériquinho Braga, do Haras Prata, diz o seguinte: "com o 'novo normal', ter a possibilidade de acompanhar as corridas do Jockey Club de Sorocaba ao vivo pela internet é um privilégio. A qualidade das imagens e os vários ângulos de filmagem fazem toda a diferença, além da emoção transmitida na locução de Marcelo Pardini, a voz do Agronegócio. Essa ferramenta traz visibilidade imensurável ao Quarto de Milha de Corrida, atingindo um público que talvez ainda não conheça pessoalmente o maior centro de corrida da América Latina".

Responsável pela equipe de transmissão do Jockey Club de Sorocaba há mais de 20 anos, Sérgio Marconi, relembra como o trabalho de foto e vídeo era feito. "No início, usávamos fitas VHS, os cortes eram feitos a mão e o fotochart demorava para revelar os filmes", diz o profissional. "Depois veio a filmadora digital e o DVD, com áudio captado de um microfone de mão. Daí aumentamos a equipe e investimos numa mesa de edição, para levar as corridas aos camarotes da tribuna do hipódromo, já com os resultados dos páreos. Atualmente, com o apoio da Diretoria presidida pelo Mauro Zaborowsky, tendo participação efetiva do seu filho, Marquinhos, passamos a trabalhar com câmeras full HD, colocadas em locais estratégicos, a fim de mostrarmos todos os detalhes. Contamos também com imagens aéreas, captadas por drone. Tudo enviado por fibra ótica, em alta qualidade de internet. Agora, com anuência do presidente Érico Braga e dos atuais dirigentes, seguimos buscando evoluir, mostrando o enfrene e as corridas em tempo real para os mais distantes pontos do Brasil, da América do Sul e dos Estados Unidos, trabalho o qual eu e minha família muito nos orgulhamos em realizar".

Segundo Alexandre Dias, gerente do Jockey Club de Sorocaba, a transmissão pela internet tem sido de suma importância para os turfistas, por isso ele faz questão de acompanhar tudo de perto, visando a somar forças com a equipe de filmagem: "Este trabalho, no período em que as pessoas não podem vir ao hipódromo, tem sido fundamental para valorizar o mundo do Quarto de Milha de Velocidade". E continua: "O seu carisma e o seu entusiasmo, Marcelo, tem proporcionado grandes emoções aos turfistas. Reconhecemos a sua dedicação e a sua humildade em busca por conhecimento nessa desafiante atividade de narrador de corridas de cavalos".

Para encerrar, o treinador Sérgio Souza afirma que a transmissão pela internet tem contribuído com o fomento do Turfe. "Tenho clientes de longe, que infelizmente estão impossibilitados de virem ao Jockey, devido à pandemia, então, acompanham todos os lances, torcendo por seus animais. A narração está emocionante. Tudo isso contribui para a ampla procura de novos investidores. O mercado do Quarto de Milha de Corrida segue aquecido".

A fim de não soar presunçoso, deixo claro que os elogios feitos à minha narração foram espontâneos, uma vez que a abordagem aos entrevistados foi em relação à transmissão das corridas pela internet como um todo. Fico feliz com a ampla repercussão e sempre me coloco à disposição para a troca de conhecimento, visando a evoluir e a valorizar o trabalho de toda a equipe do Jockey Club de Sorocaba, do escritório às turmas de limpeza e segurança. Dentre as novidades, a convite do presidente Érico Braga passei a compor o time que realiza os enfrenes (leilões de apostas), bem como estamos alinhando um projeto para fazer entrevistas e visitar os haras, para divulgar tal material nos intervalos dos páreos, com o objetivo de fortalecer o Turfe nacional!

E é... agora! Abriu, abriu, abriu!


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

60 colunas publicadas