Grandes realizações normalmente nascem de grandes sacrifícios e nunca resultam de egoísmo

Napoleon Hill

Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro. E ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo a seu irmão

Francisco de Assis


Meu Pet

O que é Medicina Veterinária integrativa?

O conceito analisa o animal como um todo e oferece alternativas para reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais

28/12/2022 - 18:41 | Atualizado em 28/12/2022 - 18:55

A Medicina Veterinária integrativa, chamada por alguns de “alternativa”, nada mais é do que a associação dos tratamentos convencionais com as terapias complementares. Ela abrange o uso de técnicas biológicas, como suplementações com nutracêuticos (vitaminas, minerais, nutrientes específicos) e alterações na dieta; terapias para mente (ambientalização, florais de Bach, passeios); manipulação corporal (massagens, Do-in, Fisioterapia) e energéticas (Acupuntura e Reiki), além da utilização de sistemas convencionais consagrados, como a Medicina chinesa - de forma geral e todas as suas ervas, a Ayurveda e a Homeopatia.

Na Veterinária, cada vez mais, os tutores se mostram preocupados em oferecer o melhor tratamento para os seus pets, sempre visando ao bem-estar do animal. A ideia é que os nossos queridos amiguinhos tenham uma vida mais saudável, longeva e feliz, mesmo que para isso seja preciso fazer uso de práticas alternativas. Essa demanda fez com que os médicos veterinários se especializassem e estivessem preparados para disponibilizar terapias integrativas. A partir do momento em que chega um animal doente e desequilibrado à clínica, nós o analisamos como um todo, haja vista que entendemos que as suas necessidades vão além da prescrição de medicamentos alopáticos. Nós compreendemos que aquele indivíduo pode vir a se beneficiar de Acupuntura, alimentação natural voltada para as suas comorbidades, exercícios físicos e fisioterápicos, suplementações, Ozonioterapia…

Animais com insuficiência renal, problemas cardíacos e câncer possuem necessidades dietéticas muito diferentes dos saudáveis. Pensando nisso, rações específicas foram desenvolvidas, porém, alguns cães e gatos não aceitam muito bem essas dietas. Daí a possibilidade de utilizarmos a alimentação natural, que possui palatabilidade e umidade incomparáveis, e energeticamente é muito superior à ração seca.

Além da alimentação natural são introduzidas suplementações que suprirão eventuais deficiências e, ao mesmo tempo, atuarão como “remédios”, melhorando as funções do corpo. Um exemplo disso é a suplementação com Ômega-3, que reduz a inflamação de forma geral e é capaz de regular a gordura sanguínea.

A Acupuntura, técnica consagrada da Medicina chinesa, reduz o estresse, a dor, a inflamação e melhora a qualidade de vida em todo tipo de enfermidade. Além de tratar o físico, atua também nas partes mental e energética, proporcionando melhor equilíbrio para enfrentar as doenças. Associada à ela, a terapia floral é outra maneira de restabelecer o equilíbrio energético e comportamental, os quais sempre estão alterados nas doenças físicas. O floral de Bach e outros florais disponíveis são parte de um sistema de tratamento vibracional e muitas vezes dão aquele “empurrãozinho” necessário para a recuperação completa do pet.

A adequação do ambiente em que o animal vive também é de extrema importância. Ajustar o piso para evitar quedas e torções, em casos de animais fracos e com problemas de articulações e coluna; adequar comedouros para melhor acesso; camas macias e anti-escaras para aqueles que não se locomovem; cadeiras de roda para os paraplégicos. Enfim, proporcionar o máximo conforto possível para cada animal e sua real necessidade.

Sempre existe algo que tanto os médicos veterinários como os tutores podem fazer para aliviar o sofrimento e proporcionar dignidade para cada ser. O conceito de Medicina integrativa veio para oferecer alternativas viáveis e complementares para reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais e permitir que o animal seja tratado de forma holística, digna, passando pelo “incurável” da maneira mais suave e natural possível.


Foto:

Janaina Biotto contato@vilachicopethotel.com.br

A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP

27 colunas publicadas