Seja qual for a estrada pela qual a pessoa segue, uma coisa é certa: nem sempre conseguimos o que queremos, mas sempre conseguimos o que escolhemos

John Maxwell

É a motivação que nos faz começar e são os hábitos que nos mantêm em pé

Jim Rohn


Marketing

O objetivo do Marketing Rural

Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas

02/07/2021 - 11:45 | Atualizado em 20/07/2021 - 09:17

O Marketing é indispensável para o sucesso nos negócios, pois está em tudo o que fazemos, das roupas que vestimos aos sites em que clicamos. Isso vale para todas as áreas econômicas e sociais, incluindo o Agronegócio. Em todos os setores, as práticas de Comunicação Publicitária estão sendo reformuladas, visando a aumentar as chances de êxito. É preciso ter em mente que toda inovação gera dúvida e especulação. Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas. Jack Welch, o brilhante ex-CEO da GE, não se cansava de prevenir: “mude ou morra”.

O uso da Tecnologia da Informação, agora com ênfase na Inteligência Artificial, facilita as transações cujos objetivos são aumentar receitas e gerar lucros. Está relacionado ao fluxo de bens, serviços e informações entre compradores e vendedores. Os fatores para o sucesso nas ações de Marketing são margens elevadas; proposição de valor superior a de concorrentes; relacionamentos e experiências positivas com consumidores que representam boa relação custo x benefício, e pós-venda de alta qualidade através de múltiplos canais.

No E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é receita de fracasso. Essa ação também objetiva aumentar o valor da marca, começando com o cliente, usando toda forma de contato, a fim de gerar sinergia. Além das vendas, o grande lance é causar boa impressão, numa troca mútua, valorizando a relação ganha-ganha.

Hoje em dia, o produtor rural promove constantes mudanças em seu negócio, uma vez que o consumidor já não é mais o mesmo. Devido à facilidade na busca de informações, a forma de produção, o cuidado para com a Natureza, a atenção dispensada aos colaboradores, as divisas geradas à comunidadade, enfim, o produto e/ou serviço sofre uma pressão muito maior para estar "nos conformes". Isso envolve toda a cadeia, de fornecedores a contratantes.

E, como o Agronegócio é o Brasil que dá certo, o crescimento contínuo do setor intensifica a concorrência. Logo, buscar diferenciais competitivos é essencial para o sucesso na gestão rural. Sendo assim, investimento em Comunicação Publicitária e Marketing é de suma importância para dirimir os erros e rumar para o acerto no alvo, fazendo com que o seu negócio no campo seja lucrativo. 


Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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