Se você, de fato, quer chamar a atenção, ser querido, amado e admirado, viva como um vencedor, aja como um vencedor, fale como um vencedor. Que da sua boca só saiam palavras de vida e construção

Paulo Vieira

Caridade e força pessoal são os únicos investimentos

Walt Whitman


Marketing

O bem maior da empresa: o cliente

Quanto mais você conhece o público-alvo, mais poder você tem para agregar valor aos produtos e serviços que coloca à disposição do mercado

17/06/2021 - 10:11 | Atualizado em 06/07/2021 - 19:00

“Clientes podem demitir todos da corporação, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”, a célebre frase de Sam Walton, fundador da rede mundial de supermercados Walmart, reflete a relação empresa x consumidor. O público-alvo está cada vez mais exigente e a concorrência é voraz. As instituições sérias já constataram que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica a sua imagem. Para evitar isso, investem em programas de melhorias constantes.

Propaganda - principais funções
- Informar (consciência, características, benefícios, imagens positivas);
- Agregar valor (alteração das percepções do consumidor);
- Lembrar;
- Persuadir, e
- Vender.

Trata-se de um círculo vicioso: os consumidores preferem produtos que ofereçam desempenho superior e características inovadoras. A organização empreende grande esforço em Vendas e Promoção. A chave para alcançar metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos. E a maneira que preserva ou aumenta o bem-estar do consumidor e da sociedade também é levada em conta.

Estudo de Philip Kotler, considerado o Papa do Marketing, aponta que "conquistar novos clientes custa cinco vezes mais do que manter os já existentes". Isso porquê os consumidores resistem em mudar de fornecedores após investirem seu tempo assimilando as nuances de se trabalhar com uma determinada empresa e/ou sistema, devido ao elevado custo de aprendizagem. No entanto, na Era Digital isso está mudando rapidamente. As corporações bem-sucedidas constroem relações do tipo ganha-ganha com os clientes. À medida que isso ocorre, todos buscam o êxito mutuo. Hoje em dia as experiências são dinâmicas, personalizadas e interativas.


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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