O homem enérgico e bem sucedido é aquele que consegue transformar em realidade as fantasias do desejo

Sigmund Freud

Quando paramos de criticar, o foco passa a ser a solução e não o problema. A nossa mente passa a se responsabilizar pelos acontecimentos e as nossas atitudes se tornam mais acertadas, maduras, produtivas

Paulo Vieira


Marketing

O bem maior da empresa: o cliente

Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais poder você tem para agregar valor aos produtos e serviços que coloca à disposição do mercado

03/02/2020 - 16:04 | Atualizado em 07/02/2020 - 17:10

“Clientes podem demitir todos da corporação, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”, a célebre frase de Sam Walton, fundador da rede mundial de supermercados Walmart, reflete a relação empresa x consumidor. O público-alvo está cada vez mais exigente e a concorrência é voraz. As instituições sérias já constataram que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica a sua imagem. Para evitar isso, investem em programas de melhorias constantes.

É sabido que conquistar novos clientes custa 05x mais do que manter os já existentes. Os consumidores resistem a mudar de fornecedores após investirem o seu tempo assimilando a trabalhar com uma determinada empresa e o seu sistema (elevado custo de aprendizagem). No entanto, na Era Digital isso está mudando rapidamente. 

Propaganda - principais funções
- Informar (consciência, características, benefícios, imagens positivas);
- Agregar valor (alteração das percepções do consumidor);
- Lembrar;
- Persuadir, e
- Vender.

As empresas bem-sucedidas constroem relações do tipo ganha-ganha com os clientes. À medida que isso ocorre, todos buscam o êxito mutuo. Hoje em dia é algo dinâmico, personalizado e interativo.

Os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam desempenho superior e características inovadoras. A organização empreende grande esforço em Vendas e Promoção. A chave para alcançar metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo. E a maneira que preserva ou aumenta o bem-estar do consumidor e da sociedade também é levada em conta.


Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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