Às vezes, é preciso, como se diz no mercado de ações, ‘realizar o prejuízo’, assumir que perdeu, terminar o jogo e partir pra outra

Roberto Shinyashiki

Todos os bons líderes inspiram seus seguidores a confiar neles, mas os grandes líderes inspiram seus liderados a confiar em si mesmo

John Maxwell


Veterinária

Odontologia equina

Exames e tratamentos dentários evidenciam que a saúde bucal tem tudo a ver com a vitalidade integral sistêmica do cavalo

01/06/2023 - 14:11 | Atualizado em 16/08/2023 - 17:21

“Cavalo dado não se olha os dentes”. O velho ditado popular não se aplica hoje em dia, pois está claro que os equinos também precisam de cuidados odontológicos, uma vez que podem apresentar cáries, mau posicionamento dentário, desgastes excessivos, pontas e até dentes extras. Ao não mastigarem adequadamente, eles comem menos e perdem massa corporal. Por causa da dor, tornam-se agressivos ou apáticos. Saiba mais:

Como prevenção, os equinos devem ser examinados regularmente por médico veterinário especializado. Há que se atentar à mastigação, observando se não há salivação excessiva, sangue na boca ou se grãos inteiros aparecem nas fezes, sinais de que existam ínguas ou pontas extras, machucando o interior da boca do animal, prejudicando a mastigação e, por conseguinte, a digestão. Tais dificuldades devem ser tratadas, a fim de não causarem prejuízos à saúde do equino. Em casos mais avançados, a má digestão pode levar à síndrome cólica.

Beto Negrão
A má digestão pode levar o equino a sofrer com as síndromes cólicas

Existem diversas causas que dificultam a mastigação dos cavalos. Uma delas é bastante curiosa, o fato de os dentes dos equinos não pararem de crescer. Isso mesmo! Tal particularidade se chama "erupção contínua". Mas como a Natureza é sábia, na época em que os cavalos ainda não eram domesticados e se alimentavam em diferentes pastagens, os seus dentes sofriam desgastes intensos durante o pastejo. Entretanto, depois da domesticação, eles tiverem os hábitos e os padrões alimentares modificados pelo homem. O confinamento, a ração, o feno, o milho, a aveia e a pastagem cultivada passaram a não causar o mesmo desgaste dental, pois o animal reduziu a frequência dos movimentos de selecionar, apreender e arrancar o capim do solo. Por isso, como os dentes dos equinos seguem crescendo cerca de 03 mm por ano, as pontas excessivas passaram a machucar sua boca, formando feridas na bochecha e na língua, por isso que os veterinários se atentaram para a importância dos cuidados odontológicos.

É fundamental que, periodicamente, os animais sejam acompanhados por veterinário para a realização do desgaste e do nivelamento dos dentes, eliminando as pontas que prejudicam a mastigação. O profissional diagnostica e trata a saúde da boca do cavalo, bem como previne doenças. A Odontologia equina é uma especialidade relativamente nova na Medicina Veterinária e já se tornou essencial na rotina da maioria dos haras, no Brasil e no mundo.

Proprietários e treinadores estão cada vez mais valorizando os exames e os tratamentos dentários dos animais porque já constataram que a saúde bucal tem tudo a ver com a vitalidade integral sistêmica do cavalo. O equino passa, em média, 18 horas por dia se alimentando. Com dentes saudáveis, ele consegue triturar melhor os alimentos e aproveitar todos os nutrientes da comida durante a digestão, pontos que atuam diretamente em sua fisiologia, melhorando, inclusive, o seu desenvolvimento e até o desempenho esportivo e reprodutivo. Por isso, a afirmação de que a saúde começa pela boca (ou pelos dentes) está corretíssima!

Beto Negrão
A saúde bucal compõe a vitalidade integral sistêmica do cavalo