A abordagem é muito simples: cada um tem a vida que merece. Mude a sua atitude e você mudará a sua vida e os seus resultados

Paulo Vieira

Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido

Charles Chaplin


Conexão

Inteligência Emocional

Ao levarmos uma vida equilibrada, externamos nossas melhores versões e exploramos as potencialidades que temos

28/01/2023 - 17:44 | Atualizado em 11/02/2023 - 12:02

Devido à pandemia do covid-19, sob todos os prismas, nunca fomos tão pressionados e colocados à prova. Foram poucos os que demonstraram serenidade e equilíbrio. Por conta disso, acredito ser pertinente abordar a "Inteligência Emocional", tema que a meu ver precisa ser incluído na grade curricular das escolas brasileiras. Em situações cotidianas, tenho visto pessoas à beira de ataques de nervos, sejam adultos, adolescentes ou crianças. O ser humano moderno não tem paz de espírito. Para elucidar o que digo, notemos o grau de infelicidade dos cidadãos pelas ruas, algo que no Brasil é potencializado pelo falso e ilusório “bem-viver” das redes sociais. E o trânsito das cidades grandes? Cada vez pior! Os motoristas estão à flor da pele, prontos para explodirem em surtos de raiva.

Faço menção a três livros de Paulo Vieira, criador do CIS - Coaching Integral Sistêmico, método que trabalha a "Inteligência Emocional". São eles: “12 princípios para uma vida extraordinária” (Ed. Gente/2019), “O poder da ação” (Ed. Gente/2015) e “O poder da autorresponsabilidade” (Ed. Gente/2017). Vale lembrar que em pleno 2022 o referido autor bateu a marca de 10 milhões de livros vendidos no Brasil, feito extremamente valoroso.

Foco e persistência são comportamentos que levam à ação e à realização. Continuar ao longo do caminho, mesmo diante das adversidades, é a principal característica dos vencedores. “Nada garante mais autoconfiança do que realizar. É importante entender que a capacidade de realização se constrói passo a passo. Cada realização deve ser seguida de grande comemoração”, afirma o autor em “O poder da autorresponsabilidade”. Tal obra elucida a importância de aprendermos com os próprios erros. “É você quem constrói a sua sorte e o único responsável pela sua felicidade. Comemore cada vitória. Seja grato. Agradeça por estar vivo, por ter a capacidade de mudar a sua vida”. Se há poder na ação, não espere que a mudança venha de fora. Seja a diferença que pode impactar o mundo. Haja positivamente. “Existe um vencedor em você. Você foi concebido para a vitória e criado para o sucesso. Acredite, você tem capacidade para fazer um mundo melhor e deixar marcas positivas para as gerações futuras”.

A mudança é agora. Mude a sua atitude e você transformará o seu caminho. Faça o bem, para colher o bem. Seja generoso e tenha gratidão. Tenha Fé num mundo melhor. “Você é o único responsável pela vida que tem levado, portanto, somente você pode mudar as circunstâncias”, escreve Paulo Vieira em “O poder da ação”. Ele vai direto ao ponto: “O tempo é o bem ativo mais democrático que existe. Todos nós temos 24 horas em um dia, 07 dias em uma semana, e 52 semanas em um ano. O que diferencia uma pessoa de extremo sucesso de uma de extremo fracasso é como cada uma usa o próprio tempo. Lembre-se de que o livre-arbítrio é a maior e a mais poderosa ferramenta que o ser humano tem, a decisão agora - no presente - de fazer a diferença. Faça diferente. Mude a sua vida enquanto há tempo”. Quer mudar as circunstâncias da sua vida? Mude a si próprio. “O que eu não tenho é pelo que eu ainda não sei, porque, se eu soubesse, eu já teria”.

Ainda em “O poder da ação”, Paulo Vieira enfatiza: “Quando crescemos, fazemos um mundo melhor, inspiramos pessoas, subimos a régua das possibilidades de quem está ao nosso redor”. E reitera a importância da evolução constante: “O sucesso do passado não garante o êxito do futuro. Achar que está pronto para atravessar diferentes labirintos sem novos saberes é cair nos maiores motivos de desgraça - a arrogância e a autossuficiência”. Na referida obra, o best-seller valida o equilíbrio, para externarmos as nossas melhores versões, explorando as potencialidades, independentemente das limitações: “Acredite: se você busca vencer na vida, precisa se tornar um perito em distinguir atalhos de caminhos. As pessoas de sucesso trilham o melhor caminho, não o que chega mais rápido, mas o mais seguro, verdadeiro e justo. Faça as escolhas certas, prestigie princípios e valores, tenha credibilidade”.

No livro “12 princípios para uma vida extraordinária”, Paulo Vieira afirma que é por meio das crenças que construímos o nosso mundo de possibilidades. "Se você quer mudar a sua sorte, mude as suas crenças. Dessa maneira, você não apenas verá um mundo diferente, mas também criará uma nova forma de viver”. O autor revela: “Quero lhe dar a dica de um milhão de dólares - quer mudar suas crenças? Cuide da sua comunicação o tempo todo para que seus pensamentos e sentimentos estejam sob controle e alinhados com a realidade que você quer”. Humildade e vontade em aprender forjam o vencedor. “O meu melhor e maior comportamento de sucesso é reconhecer toda a minha ignorância; em outras palavras, aceitar quão pouco eu sei”.

Em tempos de frenética rapidez e alta facilidade - “tudo na mão”, alguns jovens “influenciadores” criaram voz ativa perante os seus contemporâneos. Só que a maioria desses novos formadores de opinião tem pouca bagagem cultural, quase nenhuma experimentação real, não saíram de casa nem sofreram a "confrontação da rua", mas ditam regras (esdrúxulas) dentro da fortaleza de seus quartos, cuja conta de luz ainda é custeada pelos oprimidos papais. Observo que a nova geração é perspicaz, capaz de executar várias tarefas de maneira simultânea - diferentemente da turma da minha idade (os quarentões); destoante da faixa etária dos meus pais (os setentões), e totalmente desconexa da dos meus avós (mais de 90 anos) - ao passo que também noto nessa moçada falta de vontade, resiliência e humildade. Quando escutam “o não”, que é tão valoroso na formação do caráter do cidadão de bem, eles sucumbem, desabam, não aguentam o tranco. Faltam-lhes a "Inteligência Emocional".

Dedique-se, faça algo a mais. Se você quer ter sucesso, seja diferente da massa, olhe como eles falam, observe o que eles dizem e seja diferente. Com mais conhecimento, você agirá na direção certa. "Use o poder da cooperação. Surpreenda, vá além, dê aos outros o que eles não esperam, criando assim memórias positivas que se tornarão sentimentos de gratidão. E, acredite, toda pessoa grata fará de tudo para retribuir. Isso se chama reciprocidade".


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas