A metade da inteligência de uma pessoa está em saber em qual área é ignorante

John Maxwell

Se você, de fato, quer chamar a atenção, ser querido, amado e admirado, viva como um vencedor, aja como um vencedor, fale como um vencedor. Que da sua boca só saiam palavras de vida e construção

Paulo Vieira


Corrida

Implantação, adaptação e consolidação

Acabar com a inadimplência e utilizar laboratório que inibe o uso de medicamentos proibidos são as principais conquistas da Diretoria do Jockey Club de Sorocaba

10/07/2019 - 16:32 | Atualizado em 16/09/2019 - 06:18

Prezados criadores, proprietários, profissionais e amantes da Velocidade do mundo quartista, vivemos um momento muito especial no Jockey Club de Sorocaba. Somos o único com Carta Patente, homologada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que promove corridas regulares com o cavalo Quarto de Milha no Brasil.

Fomos auditados e estamos em dia com o bem-estar animal. Distribuímos premiação milionária e, por isso, as finais de todos os Grandes Prêmios têm exames antidoping, realizados em um dos cinco laboratórios do mundo homologados pela IFHA (International Federation of Horseracing Authorities), em Davis, Califórnia, nos Estados Unidos. Esta é a garantia de que todos os animais correrão em igualdade de condições. E o que isso significa? Mais proprietários, mais cavalos, mais treinadores, mais prêmios!

Rafaela Ferraz
Igualdade de condições: mais proprietários, cavalos, treinadores e prêmios

Os exames antidoping em laboratório IFHA trazem segurança e tranquilidade aos novos proprietários. Quantos investidores perdemos porque eles imaginavam que para vencer em Sorocaba tinham que contratar este ou aquele veterinário ou determinado treinador? Isso acabou! Hoje ganha o cavalo melhor criado, melhor treinado e de melhor pedigree. Transparência e seriedade atraem gente séria, gente boa, gente que ama o esporte e o cavalo.

Como todo projeto que se inicia há a implantação, a adaptação e a consolidação. A implantação demanda coragem dos dirigentes. Na adaptação acontece o aprendizado da coletividade. E a consolidação é a somatória da coragem com o aprendizado. Cheguei a comparar os dois projetos prioritários da Diretoria: acabar com a inadimplência e a utilização de laboratório que inibe o uso de medicamentos proibidos, com a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança no Brasil. Na implantação deste, nós criticamos. Na adaptação, sofremos multas. E, na consolidação, o cinto de segurança, que hoje colocamos automaticamente, salvou vidas.

O mesmo ocorreu quando adotamos nas chamadas dos nossos encontros a seguinte cláusula: “somente serão aceitas inscrições para as corridas dos proprietários quites com a Tesouraria do Jockey”. Esta é a única forma de o Jockey Club de Sorocaba pagar as suas contas.

Rafaela Ferraz
A alegria no Winner Circle fica ainda maior com prêmios pagos em dia

O antidoping feito seriamente em laboratório IFHA não é opção. É situação imperativa para manter a Carta Patente do Jockey Club de Sorocaba, através do bem-estar animal, das corridas em igualdade de condições, que mantêm e atraem proprietários sérios para o esporte. Sem proprietário não há corridas, não há treinadores, não há Jockey. E proprietários sérios exigem dirigentes sérios.

Na implantação houve crítica. Na adaptação tivemos até que fazer uma última anistia a treinadores suspensos, por conta da adaptação. E na consolidação a não-utilização de medicamentos proibidos salvou muitos cavalos.

Foram muitas conquistas realizadas por esta Diretoria. Modernizamo-nos no Marketing. Criamos o Informativo JCS, a Revista JCS, o Mixed Sale, as redes sociais do hipódromo, especialmente nas plataformas Instagram e Facebook, além da divulgação na Track Magazine, no Jornal do Turfe e a nova sinalização do hipódromo.

Nas benfeitorias, a modernização de equipamentos, cercas, melhorias aos treinadores, economia de energia. No relacionamento com a comunidade, o ciclo de palestras, o playground, o Espaço Kids. Com a AQHA (American Quarter Horse Association), oficializamos os nossos resultados nos Estados Unidos. Nas corridas, investimos em filmagem em HD, drone, novo locutor. E, nas apostas, modernizamos o jogo via Whatsapp e viabilizamos a transmissão ao vivo do enfrene.

Mas os dois projetos primordiais para o futuro do Jockey, citados acima, foram as principais e mais difíceis conquistas desta Diretoria. Não foi fácil buscar o fim da inadimplência, nem o exame realizado em laboratório IFHA. Já conquistamos estas vitórias. Ninguém tem o direito de retroagir e colocar em risco os nossos cavalos e a idoneidade do Jockey Club de Sorocaba.

Um abraço!


Foto:

Mauro Zaborowsky mauro@harasvistaverde.com.br

O empresário Mauro Zaborowsky é titular do Haras Vista Verde, em Boituva/SP, um dos mais vitoriosos do país. É também presidente do Jockey Club de Sorocaba.

10 colunas publicadas

Publicidade
Banner Haras Lagoinha