Quando não agimos a partir do preconceito, daquilo que foi preestabelecido, nossas opções se multiplicam

Allan Percy

Tenha a coragem de batalhar por seus próprios sonhos e jamais duvide da sua capacidade de enfrentar os obstáculos

Nick Vujicic


Marketing

Fatores de sucesso no e-commerce

É preciso agregar valor aos produtos e serviços, bem como fazer com que o consumidor tenha uma experiência agradável com a marca

03/06/2021 - 12:02 | Atualizado em 10/06/2021 - 12:16

Em 2016, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fez um estudo que identificou os dez fatores-chave de sucesso para a atuação no e-commerce. Esses itens correspondem ao varejo on-line. Por isso é importante que você, empreendedor, atente-se aos seguintes pontos:
1. Segmentação;
2. Promoção;
3. Marketing de Relacionamento;
4. Mobilidade;
5. Tempo de carregamento;
6. Otimização de buscas;
7. Preço;
8. Prazo;
9. Métricas, e
10. Comunicação visual.

Os negócios na web buscam margens elevadas, logo, é preciso agregar valor aos produtos e serviços. Outro ponto a ser buscado é a proposição de valor superior aos concorrentes. Nesta seara, estratégias de aglutinação de consumidores com melhor relação custo x benefício precisam ser bem executadas, fazendo com que o cliente tenha uma experiência agradável com a marca e o pós-venda seja de alta qualidade, com múltiplos canais.

Oportunidades para o médio prazo
- Investir no relacionamento (serviços agregados / qualidade da oferta).
- Não é só preço, mas também tempo de entrega, facilidade de devolução, promoções casadas.

“Marketing é o conjunto de atividades destinadas a compreender o mercado e os clientes, criar e comunicar valor à marca”, definiu Peter Drucker, um dos mais respeitados estudiosos do tema, falecido em 2005. Relacionamento com o cliente não é software, nem hardware. Trata-se de um conceito: o gerenciamento apropriado do ativo mais importante da empresa, os seus clientes. O grande obstáculo é cultural: ganhar o compromisso dos funcionários, derrubar os “feudos informacionais” e vencer a estagnação dos executivos. Deve abranger toda a cadeia de relacionamento da empresa (PRM - Partner Relationship Management).
 
Aumentar o valor da marca
- Afetar o comportamento das pessoas.
- Começar com o cliente (prospect).
- Usar toda e qualquer forma de contato, desde que não seja abusiva e/ou negativa.
- Gerar sinergia.
- Construir relacionamentos (de longo prazo).

“Saliência é o tamanho da marca na memória do consumidor, principalmente no momento de escolha entre um determinado conjunto de produtos ou serviços. Está relacionada com a estrutura de associações que permite uma marca aparecer em diversas situações de compra, gerando familiaridade e segurança. A necessidade primária do consumidor não é por uma marca, mas por um produto ou serviço. Sendo assim, a marca funciona como um atalho para a decisão”, explicou Peter Drucker.

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

36 colunas publicadas