Às vezes, é preciso, como se diz no mercado de ações, ‘realizar o prejuízo’, assumir que perdeu, terminar o jogo e partir pra outra

Roberto Shinyashiki

Quando se trata de sucesso pessoal, o que importa não é o número de erros que se comete, mas o número de vezes que se repete o erro

John Maxwell


Marketing

Fatores de sucesso no e-commerce

É preciso agregar valor aos produtos e serviços, bem como fazer com que o consumidor tenha uma experiência agradável com a sua marca

07/10/2019 - 11:40 | Atualizado em 25/11/2019 - 17:36

Em 2016, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fez um estudo que identificou os dez fatores-chave de sucesso para a atuação no e-commerce. Esses itens correspondem ao varejo on-line. Por isso é importante que você, empreendedor, atente-se aos seguintes pontos:
1. Segmentação;
2. Promoção;
3. Marketing de Relacionamento;
4. Mobilidade;
5. Tempo de carregamento;
6. Otimização de buscas;
7. Preço;
8. Prazo;
9. Métricas, e
10. Comunicação visual.

Como nos negócios na web buscam-se margens elevadas, é preciso agregar valor aos produtos e serviços. Outro ponto a ser buscado é a proposição de valor superior a de concorrentes. Nesta seara, estratégias de aglutinação de consumidores com melhor relação custo x benefício precisam ser bem executadas, fazendo com que o consumidor tenha uma experiência agradável com a sua marca e o seu pós-venda seja de alta qualidade, com múltiplos canais.

Oportunidades para o médio prazo
- Investir no relacionamento (serviços agregados / qualidade da oferta). Não é só preço, mas também tempo de entrega, facilidade de devolução, promoções casadas.

“Marketing é o conjunto de atividades destinadas a compreender o mercado e os clientes, criar e comunicar valor à marca”, definiu Peter Drucker, um dos mais respeitados estudiosos do tema, falecido em 2005.

Relacionamento com o cliente
- Não é Software, nem Hardware.
- Trata-se de um conceito: o gerenciamento apropriado do ativo mais importante da empresa, os seus clientes.
- O grande obstáculo é cultural: ganhar o compromisso dos funcionários, derrubar os “feudos informacionais” e vencer a estagnação dos executivos.
- Deve abranger toda a cadeia de relacionamento da empresa (PRM - Partner Relationship Management).
 
Aumentar o valor da marca
- Afetar o comportamento das pessoas.
- Começar com o cliente (prospect).
- Usar toda e qualquer forma de contato, desde que não seja abusiva e/ou negativa.
- Gerar sinergia.
- Construir relacionamentos (de longo prazo).

“Saliência é o tamanho da marca na memória do consumidor, principalmente no momento de escolha entre um determinado conjunto de produtos ou serviços. Está relacionada com a estrutura de associações que permite uma marca aparecer em diversas situações de compra, gerando familiaridade e segurança. A necessidade primária do consumidor não é por uma marca, mas por um produto ou serviço. Sendo assim, a marca funciona como um atalho para a decisão”, explicou Peter Drucker.

Fonte:
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2012).


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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