Humildade, paz de espírito e resignação alegram o coração. Tenhamos boas intenções, mas, sobretudo, ajamos. Saiamos da inércia

Marcelo Pardini

Que estejamos inseridos nas mudanças como líderes, fazendo com que os nossos negócios agreguem valor às pessoas, em conexões cada vez mais sólidas e de trocas sinérgicas

Marcelo Pardini


Marketing

Estratégia de mídia

Antigamente, a TV era o principal veículo de Comunicação no mundo. Saiba como as campanhas publicitárias eram criadas

16/06/2025 - 15:15

História e estórias... Antigamente, num tempo nem tão distante, quando a Televisão era o principal veículo de Comunicação no mundo (acreditem, integrantes da nova geração, isso aconteceu antes do advento da internet!), o primeiro elemento da estratégia de Marketing era definir um objetivo claro, pois raramente havia recursos para cobrir todos os pontos de contato com o consumidor. Neste sentido, fazia-se necessário estabelecer prioridades, como a proteção às vendas da marca (aumento da participação de mercado), seleção do público-alvo e definição da mídia, de acordo com o período de veiculação, o alcance, a frequência e a duração da campanha.

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A primeira ação da estratégia de Marketing é definir um objetivo claro

Nesta época surgiram os famosos “6 W”: Who = público-alvo; What = mensagem; When = sazonalidade; Where = regiões; Which = seleção de meios, e Why = otimizar (cobertura). A análise das informações (briefing) era feita através das seguintes características: produto ou serviço; mercado; Comunicação, e orçamento. Já a seleção do target (público-alvo) definia-se através de geografia; demografia (sexo, idade, classe social); utilização (light, medium e heavy-user); estilo de vida, e perfil psicográfico (comportamento e anseios).

A análise da concorrência era guiada por características dos produtos (pontos fortes e fracos - na percepção do consumidor); estratégia de vendas; resultados financeiros; volume de investimento publicitário; meios utilizados; táticas de mídia, e apelos (conteúdo dos anúncios). As prioridades na análise da concorrência tinham três pontos de destaque: 1) proteger e aumentar as vendas; 2) ganhar participação de mercado, e 3) crescer o nicho de atuação.

Basicamente, o mecanismo de promoção publicitária em TV funcionava assim, antes da chegada das redes sociais... Daí pra frente já é outra conversa, cujos caminhos seguimos percorrendo, ora ou outra sem sabermos para onde estamos indo... Em suma, assunto vasto e rico, que muito bem cabe numa coluna vindoura.

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2017.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

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