O maior inimigo do que você mais quer é aquilo que você precisa no momento presente, no agora. Sim, porque o instante é tentador e levará você a tomar decisões erradas. O seu desejo imediato sempre será uma força no sentido contrário de onde você mais quer chegar

Caio Carneiro

O fim da esperança é o começo da morte

Charles de Gaulle


Marketing

Estratégia de mídia

Para atingir os objetivos de Marketing, em relação à divulgação em veículos específicos, é preciso fazer a seleção do público-alvo e definir a mensagem

27/09/2019 - 10:42 | Atualizado em 07/02/2020 - 17:46

O primeiro elemento da estratégia de Marketing: objetivo claro e definido. Raramente há recursos para cobrir todos os pontos de contato com o consumidor. Neste sentido, faz-se necessário estabelecer prioridades, como a proteção às vendas da marca (aumento de participação de mercado). É preciso selecionar o público-alvo e definir a mídia (veículos e período de veiculação, de acordo com os objetivos de alcance, frequência e duração da campanha).

Marcelo Pardini
Primeiro elemento da estratégia de Marketing: objetivo claro e definido

Os “6 W”: Who = público-alvo; What = mensagem; When = sazonalidade; Where = regiões; Which = seleção de meios, e Why = otimizar (frequência/cobertura).

Análise das informações (briefing):
• Características do produto ou serviço;
• Características do mercado;
• Características do target;
• Objetivos de Comunicação, e
• Orçamento disponível.

Seleção do target:
• Público para o qual a mensagem é dirigida. Define-se através de geografia; demografia (sexo, idade, classe social); utilização (light, medium e heavy-user); estilo de vida, e perfil psicográfico (comportamento e anseios).

Análise da concorrência:
• Características dos produtos (pontos fortes e fracos - na percepção do consumidor);
• Estratégia de vendas;
• Resultados financeiros;
• Volume de investimento publicitário;
• Meios utilizados;
• Táticas de mídia, e
• Apelos / conteúdo dos anúncios.

Prioridades (análise da concorrência):
1) Proteger e aumentar as vendas da marca;
2) Ganhar participação de mercado da concorrência, e
3) Crescer o mercado.

Alcance (cobertura - audiência líquida):
• Número de pessoas ou domicílios diferentes expostos ao menos uma vez a um veículo ou uma combinação de veículos num determinado período.

Frequência:
• Número de vezes que uma pessoa ou domicílio foi exposto ou teve a oportunidade de ser exposto à mensagem em um determinado período.

Medidas e definições eficazes:
• Percentual do target atingido por um número de vezes considerado eficiente;
• Esta meta pode ser obtida através de muitas combinações de programação, e
• O objetivo do planejador de mídia é atingir essa meta com o custo mais eficiente - menor custo para cada ponto de alcance eficaz, preservando aspectos qualitativos da programação.

Definição estratégica:
• Para quem (segmentação);
• O quê? Onde? Quando? Com qual frequência?;
• Características e benefícios;
• Metas;
• Consciência de marca;
• Posicionamento;
• Intenção de compra;
• Teste do produto, e
• Compras repetidas.


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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