Coloque a lealdade e a confiança acima de tudo; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros

Confúcio

A minha credibilidade fez com que eu me levantasse novamente. A palavra, o comprometimento, o fio do bigode não têm preço

Geraldo Rufino


Meu Pet

Dor nas costas em cães e gatos

É importante que o proprietário identifique rapidamente quando algo não vai bem com o pet, levando-o à consulta veterinária

11/06/2021 - 11:59 | Atualizado em 10/02/2023 - 16:10

Cada vez mais percebemos que os nossos queridos pets apresentam problemas de saúde parecidos com os nossos. Isso acontece porque eles estão envelhecendo, assim como nós, e também devido ao fato de estarem expostos aos mesmos estímulos ambientais que a gente. Uma queixa comum nos atendimentos clínicos de animais de pequeno porte é que eles apresentam com frequência dor na coluna. Vamos falar mais sobre isso:

Normalmente, cães e gatos nos dão pequenos sinais de que algo os incomoda: andar rígido; coluna arqueada; manqueira em alguma das patas; reclusão; parar de correr e brincar; deixar de subir e descer de locais onde iam antes (cama, sofá, escadas e rampas); redução do apetite, diminuição da interação com o proprietário e com os outros animais da casa (não permitem serem tocados, andam com o pescoço e a cauda baixos, choram ou gemem). Enfim, sintomas de dor através de mudanças de comportamento.

É importante que o proprietário identifique rapidamente quando algo não vai bem com o seu pet, levando-o à consulta veterinária. Muitas vezes o dono inicia a terapia com medicamentos de uso humano, só que estes podem prejudicar os animais. Alguns analgésicos e anti-inflamatórios são tóxicos para cães e gatos, como, por exemplo, o Diclofenaco. Já o Paracetamol geralmente intoxica os felinos. Então, a escolha do tipo, a dosagem, a frequência e o tempo de administração desses fármacos é muito importante, sendo feita somente por profissional capacitado.

O médico veterinário identificará o local da dor e, provavelmente, pedirá exames complementares. Radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas descartam alterações na coluna e nos discos intervertebrais de cães e gatos. As hérnias são comuns entre os animais de companhia, assim como os bicos de papagaio, que nada mais são do que calcificações nas vértebras que causam quadros de dor e imobilidade. Além do mais, calcificações do núcleo do disco intervertebral, doenças degenerativas da medula, meningites, tumores, doenças infecciosas e traumas também levam aos mesmos sintomas clínicos. Dessa forma, outros exames podem ser requisitados, como hemograma, bioquímicos e análise do líquor (líquido que circula no sistema nervoso).

Qualquer animal pode ter dor, entretanto, algumas raças possuem predisposição a isso, devido à anatomia de sua coluna, como, por exemplo, os Daschunds, Shih-tzus, Basset hounds e Lhasas apsos. Os idosos também estão mais propensos. Alguns chegam a ficar paralíticos devido à protusão de disco.

Foto cedida
Os animais idosos têm predisposição às dores de coluna

A Medicina Veterinária possui recursos que podem ser utilizados no tratamento das dores de coluna. O diagnóstico adequado é importante para que o melhor seja instituído. O uso de anti-inflamatórios e analgésicos é bastante difundido, entretanto, há mais por fazer: reabilitação com Acupuntura, Quiropraxia, Microfisioterapia, Natação, esteira aquática, cadeira de roda adaptada. Os animais identificados com esse tipo de problema provavelmente terão recidivas. O importante é mantê-los com boa qualidade de vida, minimizando a dor através de exercícios leves e programas de redução de peso. Converse a respeito com o médico veterinário de sua confiança.


Foto:

Janaina Biotto contato@vilachicopethotel.com.br

A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP

27 colunas publicadas