O nascimento da excelência começa com o reconhecimento de que a crença é uma escolha. O truque é escolher crenças que contribuam para o nosso sucesso e os resultados que queremos, e descartar as que os retardam

Anthony Robbins

Quando se trata de sucesso pessoal, o que importa não é o número de erros que se comete, mas o número de vezes que se repete o erro

John Maxwell


Conexão

Dedicação total

Para realizarmos os nossos sonhos é fundamental aprendermos a lidar com os nossos maiores medos e desafios

20/07/2024 - 18:08

Trabalhe a sua melhor versão no momento presente, busque a excelência, faça a diferença (aqui e agora). “Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”, gravou na história o piloto Ayrton Senna, maior ídolo esportivo do Brasil, Tricampeão Mundial de Fórmula 1.

“São muito duros e poderosos: aço, diamante e autoconhecimento”, equiparou Benjamin Franklin, jornalista, filantropo e abolicionista norte-americano. “Cuidado com as pequenas despesas: uma fenda diminuta pode afundar um grande navio”, escreveu o sábio político. Colocar no mesmo balaio Ayrton Senna e Benjamin Franklin? Claro! Por que não? Vejo o mundo sob a visão holística, em que tudo está interligado num plano sistêmico. Dentre as frases emblemáticas deste último, que foi um dos líderes da Revolução dos Estados Unidos, destaco uma que toca o coração de quem é proativo: “Ou escreves algo que valha a pena ler ou fazes algo acerca do qual valha a pena escrever”. Aprecio também suas ideias acerca dos relacionamentos: “Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum”.

Segundo o canadense Brian Tracy, palestrante e um dos autores de autodesenvolvimento mais lidos da última década, devemos valorizar a escuta ativa: “Saber ouvir estabelece um vínculo de confiança, que é o fundamento de todos os relacionamentos duradouros”. Não é à toa que temos dois ouvidos e uma boca... Portanto, que copiemos as pessoas as quais admiramos, as lideranças que nos estimulam, ouvindo-as, replicando suas técnicas, trazendo para nós aquilo que cala alto ao nosso coração, visando à melhoria contínua da nossa performance.

Faço questão de mencionar Bertolt Brecht, dramaturgo, poeta e encenador alemão, cuja obra tive contato quando estudei na Escola de Artes Cênicas Nilton Travesso, em São Paulo: “Do rio que tudo arrasta diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas as margens que o comprimem”. Assim, tenhamos calma e muita paciência ao tirar conclusões. Evitemos apontar, julgar, atacar. A moeda tem dois lados... Costumo dizer que recebemos 10 “não” para cada “sim”. Só realizamos os nossos sonhos quando aprendemos a lidar com os nossos maiores medos e desafios, uma vez que as nossas realizações estão no meio dos desejos e temores. Humildade, respeito e coragem são características de homens acima da média. Não se engane: sucesso é entrega total. Não dá para aceitar menos do que a dedicação máxima, para que as bênçãos venham até nós de forma contínua e abundante.

Só a prática leva à excelência. Melhore a cada dia. Desenvolva-se com ousadia. A disciplina é responsável pela criação dos hábitos saudáveis. Através dela, você faz o que é preciso para vencer. Aceite que sucesso não é um golpe do acaso. A sua sorte é você quem cria. Trabalhe com seriedade, afinco e amor, e note quão "sortudo" você se tornará.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas