É louvável que as empresas adotem práticas comerciais éticas e responsáveis, preocupando-se com o bem-estar da sociedade
25/05/2021 - 11:32 | Atualizado em 08/11/2024 - 10:43
Devido à acirrada disputa comercial dos tempos modernos, as empresas cada vez mais investem em soluções para atrair novos clientes, bem como mantêr os atuais, sempre tendo como norte o lucro. O sistema de gerenciamento e junção dos elementos de Comunicação Publicitária - Propaganda, Publicidade, Promoção, Vendas, além das mais variadas formas de Marketing (online, patrocínio, relacionamento) - tem como foco comunicar a mesma mensagem, fortalecendo a imagem da marca perante o mercado.
Para quem atua na prestação de serviço, o Marketing Social é de extrema importância, uma vez que ajuda a empresa a ter custos de acordo com a qualidade do trabalho e do prestígio perante o público. Junção de duas palavras aparentemente antagônicas, trata-se de uma ferramenta que contribui na gestão de organizações para planejar a relação de troca com os diferentes meios, visando a melhorar as condições de sustentabilidade.
É inegável que hoje existam mais empresas preocupadas em não fazer propaganda enganosa, bem como respeitar o cliente e preservar o meio ambiente, praticando o chamado Marketing Societal. Através da consciência de que é impossível serem prósperas numa sociedade decadente, muitas empresas têm adotado o caminho de associar suas marcas às causas sociais. Não há nada de errado nisso, se considerarmos que uma campanha efetivamente atrelada à mudança social representa um bom exemplo de relação ganha-ganha.
Nos Estados Unidos, o conceito surgiu há mais de 60 anos. Na década de 1960, o executivo Richard Manoff foi pioneiro na utilização da Comunicação para fins preventivos em Saúde Pública, convencido de que a mesma propaganda que vendia cigarros também poderia vender a ideia de que fumar encurta a vida. Hoje, o Marketing Social não deve apenas resgatar velhas dívidas sociais, mas fortalecer o bem público, reduzindo a ênfase nos problemas e atacando as causas, buscando soluções efetivas, num movimento de transformação bem mais amplo.
O Marketing Social está a serviço da organização interessada em melhorar a vida dos indivíduos. O ferramental de análise de ambientes, gerenciamento de pesquisa, identificação de necessidades e expectativas, definição de estratégias de Comunicação e mensuração de resultados consiste numa importante tecnologia a serviço da mudança social. Assim, as empresas necessitam de uma estrutura interna que não simplesmente doe dinheiro, mas que desenvolva e execute os projetos sociais, engajando-se pra valer, indo além do patrocínio.
A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. É importante haver coerência entre ação e discurso, pois o processo não se esgota. Cada vez mais se exige lealdade e parceria da empresa para com os fornecedores; preocupação constante com a satisfação e a segurança do cliente; equilíbrio nas relações com o meio ambiente, a sociedade e até mesmo com os concorrentes.
Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.
Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio