As suas realizações são o maior presente que você pode deixar para a humanidade. Deixe que a sua generosidade crie oportunidades para que os outros sejam mais felizes

Roberto Shinyashiki

O que estamos colhendo hoje é o resultado do que plantamos no passado. E pode acreditar: estamos plantando neste exato momento o que colheremos no futuro

Paulo Vieira


Conexão

Ame a sua vida

A humildade nos faz agradecer por aquilo que já temos e a ambição nos encoraja a buscar o que desejamos

06/12/2023 - 10:45 | Atualizado em 27/12/2023 - 21:01

“Ame a vida que você tem enquanto cria a vida dos seus sonhos. Não pense que precisa esperar pela última para começar a primeira”, escreveu Hal Elrod em “O milagre da manhã” (Ed. Best Seller/2016), um dos livros mais vendidos na última década. O jovem escritor, natural dos Estados Unidos, sobrevivente a um grave atropelamento, é um motivador nato. “Onde você está é o resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser”. Seus escritos dão ânimo ao leitor. “Abra mão da necessidade de ser perfeito para que a oportunidade seja autêntica. Seja quem você é. Ame quem você é. Os outros farão o mesmo”.

Ele também escreveu: “Substitua os seus julgamentos por empatia, melhore as suas reclamações, transformando-as em gratidão, e troque o medo por amor. Seja grato por tudo que tem, aceite tudo o que não tem, e crie ativamente tudo que deseja”. São valorosos os ensinamentos do rapaz, cujo prognóstico era ficar numa cadeira de rodas e que, após longo período de recuperação, surpreendeu a todos e passou a andar, depois a trotar e, espetacularmente, a correr, chegando a participar de ultramaratonas. “A vida não é desejar estar em algum lugar ou ser alguém que você não é. A vida é desfrutar do lugar que você está, amar quem você é, e melhorar, consistentemente, ambos”.

Na referida obra, Elrod abordou a autoconfiança. “Dizem que a miséria ama companhia, mas a mediocridade também. Não deixe que as crenças limitadoras dos outros limitem o que é possível para você”. E valorizou a autorresponsabilidade. “Não se preocupe em tentar impressionar outras pessoas. Concentre-se apenas em como pode agregar valor às suas vidas. Quando você aceita a responsabilidade por tudo em sua vida, eis o momento em que explora o seu poder de mudar o que for preciso para crescer e evoluir”.

Palestrante motivacional de sucesso, com serviços prestados em diversos países, ele ressaltou a importância da gratidão. “Cada um de nós já tem tudo que precisa para ser o mais feliz que poderia ser; simplesmente, cabe a nós nos lembrarmos disso a todo o momento”. Coragem, característica prestigiada pelo escritor. “Não há nada a temer, pois você não pode fracassar. Você só pode aprender, crescer e se tornar melhor do que já foi. Faça movimentos ousados na direção dos seus sonhos a cada dia. Recuse-se a parar, e nada poderá detê-lo”.

A humildade nos faz agradecer por aquilo que já temos e a ambição nos encoraja a buscar o que almejamos. Os pensamentos de Hal Elrod me trouxeram à mente uma frase de Goethe, estadista alemão e uma das principais figuras do Romantismo europeu, que viveu entre 1749 e 1832: “Nunca permita que se passe um dia sequer sem admirar uma obra de arte perfeita, sem ouvir uma grande peça musical e sem ler alguma parte de um grande livro”. As nossas ações ganham força quando baseadas no mais puro dos sentimentos, o amor. Concluo a coluna com um ensinamento valoroso de Helen Keller, escritora norte-americana que superou as limitações que lhe foram impostas pela surdez e pela cegueira, tornando-se voz ativa em defesa dos direitos das pessoas com deficiências físicas. “O otimismo é a Fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo”.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas