As nossas ações estão para a nossa Fé assim como os nossos corpos estão para os nossos espíritos

Nick Vujicic

O tempo é a moeda mais valiosa de sua vida. Você, e só você, pode determinar como essa moeda será usada. Tome cuidado para não permitir que outras pessoas a usem em seu lugar

Carl Sandburg


Treinamento

A maneira certa de colocar a sela

Parece óbvio, mas muitos cavaleiros não sabem ajustar o principal equipamento da equitação. Veja dicas para uma agradável cavalgada

14/05/2019 - 11:22 | Atualizado em 01/09/2021 - 17:02

O básico da equitação: colocar a sela. Devido à minha experiência, constatei que muitos cavaleiros não sabem fazer o devido ajuste do principal equipamento para a correta montaria. E não é só a turma que monta aos finais de semana que comete erros. Vejo com frequência equitadores profissionais selando seus cavalos de forma errada. E é sobre isso que trato nesta minha primeira coluna em Agro MP, a nova marca do jornalista e leiloeiro rural Marcelo Pardini, a quem saúdo e desejo sucesso na empreitada!

Foto cedida
Muitos cavaleiros ainda não sabem fazer o ajuste da sela

Primeiramente, devemos raspar e escovar o animal, certificando-nos de que nada ocasione ferimento ou desconforto à região dorso-lombar, onde colocamos a manta e a sela. Também devemos manter limpo o local onde apertamos a barrigueira, a fim de evitar possíveis incômodos ao equino.

Foto cedida
A escovação evita desconforto à região dorso-lombar do animal

Coloque a manta de forma a aliviar a parte anterior, visando a evitar pressão ou desconforto à cernelha do animal, algo que pode prejudicar o seu desempenho quando montado, seja nas competições ou nos passeios. Não a deixe nem pra trás nem muito em cima da cernelha, sobrecarregando-a. Já o ajuste da barrigueira deve ser de forma suave e aos poucos, de maneira que a sela fique firme e não vire ao ser montada. Reitero: sem exageros no aperto. O equipamento deve estar preso ao animal, não sufocando-o.

Ajuste dos estribos -  busque o equilíbrio, nem curtos nem longos.

Foto cedida
A distância do braço ajuda a medir a altura do aperto da perna

Ajuste da embocadura - a escolha e o uso da embocadura contribuem para uma montaria tranquila e sem surpresas. A altura e o ajuste da barbela (quando usado freio) também são importantes para o sucesso da equitação.

Foto cedida
Ajuste da barbela - a distância de dois dedos é a correta

Comandos importantes - saída sempre ao passo, animal andando de forma relaxada para dar conforto ao cavaleiro. Pressão de pernas e rédeas suaves e ao mesmo tempo firmes, para que não haja dúvida quando exercidas. Os comandos básicos: pra frente, direita, esquerda e pra trás. Estes são os principais e jamais devem ser feitos com dificuldade. Lembrando que o cavalo aprende por repetição e só não faz o que pedimos quando não entende. Se estamos certos do que queremos e sabemos transmitir isso, os equinos prontamente nos atendem.

Postura adequada (ideal) - tronco ereto, “olhando para o horizonte”, ponta do pé no estribo e ligeiramente pra cima, calcanhar pra baixo (alongando a panturrilha). Ombros, quadril e calcanhares no mesmo alinhamento. A descida de braços acompanha o desenho do corpo, tendo os cotovelos flexionados, evitando passar a linha da cintura. 

Montar é sempre um grande prazer e, claro, demanda elegância. Desejo-lhe uma boa equitação!


Foto:

Dalva Marques mulhermuladeiraoficial@gmail.com

Dalva Marques é treinadora e jurada de equídeos. Junto ao marido, Silvio Parizi, ela comanda o Rancho Bigorna, em São Sebastião da Grama/SP

9 colunas publicadas