Plantemos o amor, para colhermos as bênçãos do mais nobre dos sentimentos. Equilíbrio no hoje, paz ao ontem, esperança no amanhã. Gratidão até pelos percalços do caminho

Marcelo Pardini

Vejo o mundo sob a visão holística, em que tudo está interligado num plano sistêmico

Marcelo Pardini


Conexão

A criação da prosperidade

A beleza está na partilha, pois a conexão de amor entre as pessoas é fonte infinita, ilimitada e inesgotável de prazer e satisfação

12/11/2024 - 12:54

A fonte da abundância é a experiência na qual as nossas necessidades são atendidas e os nossos desejos satisfeitos: alegria, saúde, felicidade e vitalidade (em todos os aspectos da existência). Eis as diretrizes do livro “Criando prosperidade - 26 passos para uma vida mais rica e abundante”, de Deepak Chopra (Ed. Alaúde/2019). “Evoluir significa aprimorar-se ao longo do tempo e, em última instância, obter o melhor de tudo que tem consciência da abundância. Sem a experiência do desprendimento e da caridade, um bilhão de dólares no banco não passam de pobreza”, escreve o médico indiano e autor best-seller. A beleza está na partilha, pois a conexão de amor entre as pessoas é fonte infinita, ilimitada e inesgotável de prazer e satisfação.

Independentemente do que alguém tem a oferecer, sempre encontrará uma demanda correspondente. Pergunte a si mesmo como pode servir e ajudar. Alegria pelo sucesso alheio enseja em paz de espírito. “Em todo fracasso você encontra a semente do êxito: um mecanismo pelo qual aprendemos a acertar”, detalha o especialista em Ayurveda. Ser grato e exercer a generosidade são atributos naturais da consciência da prosperidade. “Já que devemos procurar o melhor, que é um princípio básico, por que não adotar Deus como modelo, afinal, ninguém é mais abastado do que Ele, campo de todas as possibilidades?”.

Quando abandonamos a necessidade de classificar, conseguimos um silêncio maior na consciência; o nosso diálogo interior sossega quando largamos o fardo do julgamento. “O conhecimento tem um poder organizador que lhe é inerente. Qualquer nova ideia pode ser espontaneamente metabolizada e provocar mudanças na consciência, propiciando a criação de realidades diferentes”, elucida o sábio pesquisador.

Ajudar as pessoas a ganharem dinheiro e a satisfazerem os seus desejos são infalíveis para o seu crescimento. Dizer não à negatividade também significa estar perto daqueles que lhe querem bem. “Saiba conviver com valores diferentes. A nossa experiência se dá por contrastes. Nada teria significado sem o seu oposto. A aceitação dessa coexistência de valores diferentes nos torna mais tolerantes. O vencedor e o derrotado são apenas dois polos do mesmo ser”, escreve o autor de 25 livros, traduzidos em 35 idiomas. Segundo Chopra, os 26 passos para uma vida de prosperidade são: 1) ser um campo de possibilidades; 2) ser melhor; 3) ser desprendido; 4) saber como ajudar; 5) sentir alegria pelo sucesso alheio; 6) aprender com o fracasso; 7) sentir-se grato e exercer a generosidade; 8) ser feliz e propiciar a felicidade; 9) ser flexível nas intenções; 10) não julgar; 11) respeitar o conhecimento; 12) amar; 13) ganhar dinheiro e estimular as pessoas; 14) dizer não à negatividade; 15) conviver com os valores diferentes; 16) ter propósito na vida; 17) questionar sempre; 18) saber dar e receber; 19) fazer o dinheiro circular; 20) transcender os limites; 21) compreender a unidade existente na diversidade; 22) respeitar os valores; 23) não se preocupar com a riqueza; 24) sempre agradecer; 25) conservar o vigor juvenil, e 26) ter gosto pela vida.

“A sabedoria védica afirma: não me preocupo com o passado e não tenho medo do futuro porque a minha vida está concentrada, sobretudo, no presente. Verdade, integridade, sinceridade, amor, Fé, devoção e beleza são valores importantes. Sem eles, só existe confusão e caos. Quando os valores se desintegram, a saúde piora e a pobreza se sobrepõe à prosperidade. Lembremo-nos de sempre expressar o apreço e a gratidão a todos que nos ajudaram”, ensina. Ter gosto pela vida significa apreciá-la em toda a sua exuberância. Quando se sentir feliz sem nenhuma razão aparente, pelo simples fato de existir, você atingirá o verdadeiro estado de bem-aventurança.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

64 colunas publicadas