O melhor que você pode fazer é permanecer alerta a todas as possibilidades e ser flexível e inteligente em suas reações

Nick Vujicic

A felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em sua vida

Clarice Lispector


Meu Pet

Qual raça canina é mais inteligente?

A aprendizagem e o raciocínio são características notadas através da linguagem corporal e do comportamento dos pets

31/08/2021 - 10:56 | Atualizado em 10/02/2023 - 11:43

Ainda hoje muitas pessoas questionam algo que na verdade já é óbvio e evidente: os animais possuem inteligência e sentimentos. A maioria absoluta dos cientistas acredita que eles sejam capazes de pensar, de uma forma diferente dos humanos e, ao mesmo tempo, possuem inteligência em diferentes graus.

Aprendizado, raciocínio, formação de planos e sentimentos – como medo, alegria, tristeza, ansiedade, afeição e agressividade, são características que podemos notar através da linguagem corporal e do comportamento dos pets. Não existem cães “inteligentes” ou “burros”, pois não há somente um tipo de capacidade mental. Cada um possui uma habilidade diferente de resolver os problemas do dia a dia.

Pesquisas comprovam que o funcionamento do cérebro humano não é tão diferente do observado no animal. Essas descobertas não têm apenas valor científico, mas social: se eles são capazes de sentirem emoções, então, temos mais uma razão para tratá-los com respeito e nos esforçarmos para melhorar a nossa comunicação.

Ao longo das gerações, cães e gatos foram selecionados geneticamente para determinadas características físicas e comportamentais, enquanto algumas capacidades também foram desenvolvidas. Talvez seja impreciso afirmar que uma raça seja mais inteligente do que a outra. Na verdade, acredito que uma possua habilidades e tipos de inteligência mais desenvolvidas do que outra. Apenas isso.

Border Collie, por exemplo, tem a fama de ser a raça mais inteligente, seguida pelos Poodles, Pastores alemães e Retrievers. Entretanto, todos os cães possuem inteligência singular e própria. Atualmente, eles são divididos em raças baseadas principalmente em suas características morfológicas, entretanto, nem sempre foi assim. Antes, eles eram agrupados com base em sua função: caça, companhia e guarda. Cães utilizados para matar e atacar touros - com mandíbulas fortes e protuberantes para agarrar o focinho da rês, narinas largas e dilatadas para respirar durante o ataque, eram características interessantes e que provavelmente moldaram os atuais Bulldogues.

A Neurociência e a Computação ressaltaram falhas na ideia de se medir a inteligência de modo unidimensional. Um indivíduo pode ter memória notável ao se recordar de fatos com precisão e, ao mesmo tempo, não ter sido um bom aluno nem ter boa memória em sua rotina. A genialidade canina se baseia em dois critérios: capacidade mental e habilidade espontânea de fazer inferências, ou seja, ao invés de resolverem o problema por tentativa e erro, imaginam soluções diferentes, tornando-se maleáveis. 

A maioria das raças que conhecemos hoje possui menos de 150 anos de seleção. Os pesquisadores descobriram que as mais antigas, Chow chow, Huskie e Basenji, eram as menos adestráveis e mais tímidas, por serem mais próximas dos lobos. O conjunto Mastim e Terriers (Bulldogues, Pitbulls e Mastins) se revelou mais ousado, enquanto os cães de pastoreio (Borders e Galgos) foram os mais sociáveis e adestráveis. O grupo menos sociável foi o Montanhês, como o Cocker Spaniel Inglês e o São Bernardo.

Afinal, qual é a raça mais inteligente? Depende da comunicação. O monitoramento do olhar humano é um item valioso no conjunto de ferramentas cognitivas do cão. Pesquisadores descobriram que os Retrievers levam mais tempo olhando no rosto do dono quando tentam obter recompensa alimentar. Os cientistas sugerem que isso ocorra porque essas raças precisam interagir mais com os humanos para entender onde caiu a presa, para que possam apanhá-la. Ademais, o modo de criação de cada indivíduo pode interferir nessas avaliações de inteligência.

Quando se fala de diferenças raciais o que importa é o seguinte: se você acha que o seu cão é o mais inteligente do mundo, não há evidência científica que corrobore para isso, todavia, também não há evidências para contradizê-lo, pois muitos fatores, inclusive a criação, interferem nesse aspecto, tornando muito difícil estudar a inteligência dos cães. A grande revolução nas descobertas sobre cognição canina foi a de que quando começaram a ser domesticados os cães se tornaram parecidos com os bebês humanos, em termos de comportamento e habilidades comunicativas, isso em comparação com os lobos, conferindo-lhes um novo tipo de inteligência social.

Depois do ser humano, o cão, com certeza, é o mamífero mais bem sucedido da Terra. Levando em consideração os fatores supracitados, o desafio é saber como nos comunicarmos da melhor forma possível com os nossos companheiros, desenvolvendo laços permanentes e identificando as suas habilidades. Portanto, preste atenção na linguagem corporal do seu animal, pois ele pode estar tentando lhe dizer algo que você ainda não entendeu...


Foto:

Janaina Biotto contato@vilachicopethotel.com.br

A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP

27 colunas publicadas