Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha porque alta vive

Fernando Pessoa

O tesouro está dentro de você. Olhe para dentro de si à procura da resposta ao desejo do seu coração

Joseph Murphy


Saúde

O cavalo na cura da Depressão

A grande transformação se dá na interação homem x animal, responsável pelo aumento da produção dos hormônios da felicidade

28/12/2022 - 18:46 | Atualizado em 31/01/2023 - 17:14

A Depressão é um distúrbio afetivo que, infelizmente, acompanha a humanidade ao longo da História. O último estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a doença atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo, ou seja, quase 5% da população global.

Há diversos sintomas
- Apatia, falta de motivação e energia;
- Dificuldade de concentração e tomada de decisões;
- Insônia ou sono excessivo;
- Tristeza, sentimento de desesperança;
- Insegurança, irritabilidade, esquecimento;
- Ansiedade, angústia;
- Mudança no apetite (ganho ou perda de peso);
- Falta de interesse sexual;
- Dores de cabeça e corpo tenso;
- Problemas no estômago e na digestão;
- Pressão no peito, e
- Pensamentos negativos, automutilação e até suicídio.

Saiba mais sobre o diagnóstico
A Depressão atinge pessoas de qualquer idade, sexo e classe social. A doença exige avaliação e tratamento de profissionais especializados na psique humana. O desânimo sem fim também é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral. O diagnóstico do transtorno psiquiátrico começa com um exame clínico. O médico analisa quando os sintomas começaram, o tempo que já perduram e o quão severos eles são. Diagnostica se o paciente já sentiu algo parecido antes e qual foi o fator desencadeante. O histórico familiar também é importante para se chegar à indicação do tratamento adequado para cada caso, assim como o relato da pessoa em relação ao consumo de drogas e álcool.

Fagner Almeida
As terapias alternativas com cavalos apresentam resultados positivos

O cavalo como tratamento e cura
O tratamento é feito a partir da Psicoterapia e do uso de medicamentos que agem sobre o desequilíbrio químico do cérebro. As técnicas de relaxamento e as atividades que envolvem animais são terapias alternativas, com resultados positivos, pois trabalham o equilíbrio energético do paciente, atuando diretamente em seu estado de espírito.

Algumas pesquisas já comprovaram que a convivência do homem com os animais é uma forte aliada na cura da Depressão. Os equinos, fundamentalmente, trazem benefícios importantes no combate e no tratamento à doença. O contato com o cavalo alivia o estresse, aumenta a qualidade de vida e melhora a autoestima da pessoa depressiva.

Estudos recentes apontam o cavalo como um dos animais que mais benefícios trazem aos pacientes da Depressão. Há, inclusive, vários relatos de pessoas que, depois de praticarem algum esporte equestre ou terem contato com os equinos, deixaram de tomar antidepressivos e abandonaram o quadro mais severo da doença.

Cientistas acreditam que a grande transformação se dá através da interação homem x cavalo, que é a responsável pelo aumento da produção dos hormônios da felicidade, tais quais: Endorfina (potente na ação analgésica e na estimulação da sensação de bem-estar, no conforto e na melhora do humor); Oxitocina (considerado o hormônio do amor, cuja química deixa o homem menos agressivo e mais amável); Dopamina (neurotransmissor responsável por controlar a memória, a cognição, o aprendizado e a motivação), e Serotonina (neurotransmissor do bem-estar e da felicidade, que está ligado à melhora do sono, à perda de peso e ao controle da ansiedade).

Foto cedida
Os cavalos têm a capacidade de transformar a vida das pessoas

Não é difícil encontrarmos histórias de pessoas que tiveram as suas vidas transformadas depois que passaram a ter contato com os equinos. Eu me considero uma delas e, como criadora e apaixonada, sempre encontro novos motivos para considerar o cavalo um ser inigualável, magnífico!


Foto:

Flávia Raucci harastresrios@harastresrios.com.br

Flávia Raucci é Diretora de Marketing do Haras Três Rios, tradicional criatório de cavalos da raça Mangalarga, localizado em Itatiba/SP

10 colunas publicadas