Depressão, agressividade, ansiedade e medo são transtornos comuns nos pets, que podem ser tratados com o uso da terapia floral
14/09/2021 - 11:30 | Atualizado em 16/09/2021 - 18:28
Tais quais os humanos, os animais também podem ser tratados com as essências florais, restaurando o equilíbrio e a harmonia, curando suas doenças. Os florais de Bach são medicamentos de baixo custo; naturais; não tóxicos, e que não provocam efeitos colaterais ou complicações causadas pelos remédios convencionais. Não existem muitos estudos na área, mas há relatos de resultados excepcionais com seu tratamento. Saiba mais:
Existem florais industrializados, prontos para serem administrados a cães e gatos, que são indicados para situações específicas, como estresse, agressividade, medo ou trauma. Já os florais de Bach são selecionados e prescritos de forma individualizada, sendo necessário o conhecimento prévio das essências para indicá-las em cada situação. Depressão; agressividade; ansiedade; lambedura excessiva de patas; medos; perda de ente querido; separações; mudança de ambiente, e carência excessiva são exemplos de transtornos comuns nos animais e que podem ser tratados com o uso da terapia floral.
O homeopata e patologista inglês Edward Bach desenvolveu um sistema de tratamento baseado na Medicina Vibracional, o qual utiliza 38 essências de flores para curar doenças de variadas causas, principalmente as comportamentais e da mente. Essa terapia simples, que permite o autotratamento, já é utilizada há mais de 80 anos e foi desenvolvida, em princípio, para os seres humanos, entretanto, começou a ser direcionada para os animais, tendo resultados satisfatórios. Segundo Bach, a cura no plano emocional tem efeitos benéficos, permitindo ao corpo encontrar o seu estado de bem-estar natural.
Os métodos de produção da tintura-mãe utilizam transferência da energia das flores para a água através do calor por fervura ou da exposição ao sol. Após a obtenção das essências, elas são manipuladas num frasco com conhaque para a conservação. Cada planta trata um estado mental e/ou emocional específico.
A principal vantagem em utilizar o tratamento floral é que não existem efeitos colaterais. O sucesso da terapia está relacionado com a escolha correta das essências de maneira individual. Um fato interessante é que na maioria das vezes o tutor e o animal experienciam sentimentos e estão expostos a fatores ambientais muito parecidos, tendo padrões de comportamento e emoções similares. A maneira como cada um exterioriza é diferente, mas é comum acontecer de o animal precisar de essências iguais as do dono. Por isso, é importante que o terapeuta conheça bem o paciente e vá a fundo na interpretação de determinados padrões de comportamento. É válido dizer que a terapia se modifica ao longo da vida de acordo com a necessidade pontual.
Entendendo que estados emocionais alterados podem refletir na saúde física dos pets, o que chamamos de somatização, é importante tratar e equilibrar o aspecto psicológico do animal. Só assim conseguiremos promover a saúde e o bem-estar de uma forma completa e efetiva, harmonizando os pets com os tutores dentro de um ambiente equilibrado e harmônico, tendo sempre o amor como elo.
A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP