Lembre-se de que o livre-arbítrio é a maior e a mais poderosa ferramenta que o ser humano tem, a decisão agora - no presente - de fazer a diferença. Faça diferente. Mude a sua vida enquanto há tempo

Paulo Vieira

Talento é 1% inspiração e 99% transpiração

Thomas Edison


Conexão

Faça tudo que puder

As dores, os desafios e os obstáculos, invariavelmente, mostram-nos quem realmente estamos destinados a ser

04/12/2023 - 12:48 | Atualizado em 10/12/2023 - 10:52

Ler é uma atividade que faz parte do meu cotidiano, um hábito do meu dia a dia, um gosto e uma necessidade. Eu leio bastante. Dos últimos 16 livros que li, a maioria absoluta aborda o tema Programação Neurolinguística. O restante, estórias de superação, especialmente ligadas ao Esporte. Um autor cuja obra se encaixa nesses dois temas é o australiano Nick Vujicic. Ser de luz, ele tem uma história de vida fantástica! Nascido com má-formação, que o deixou sem braços e pernas, ele teria motivos de sobra para se prostrar e reclamar da sorte. Teve depressão e até tentou o suicídio. Mas tocado por uma Força Superior, que o encorajou a seguir em frente, ele se tornou um palestrante admirado em diversas partes do mundo, casou-se com uma mulher formidável, teve filhos saudáveis... Superação!

“O segredo para seguir em frente, mesmo nos períodos mais difíceis, é deixar que seu sonho de vida seja guiado pela Fé”, escreveu o jovem bestseller em “Uma vida sem limites” (Ed. Novo Conceito/2012). “Seu caráter é formado pelos desafios que você enfrenta e supera. Sua coragem aumenta quando você encara seus medos. Sua força e Fé são criadas à medida que são testadas na sua experiência de vida”.

Recomendo a vasta coletânea do autor. São livros que nos revigoram, para enfrentarmos os nossos medos, e nos animam, para superarmos as nossas angústias. “Tenha a coragem de batalhar por seus próprios sonhos e jamais duvide da sua capacidade de enfrentar os obstáculos”, escreveu no livro “Indomável” (Ed. Novo Conceito/2013).

“Se o seu sofrimento é um fardo, tente aliviar a dor de outra pessoa, dando-lhe esperança e alento. Assim, a sua dor diminuirá e você se sentirá melhor”, salientou o palestrante em um de seus diversos vídeos no Instagram. Em “Amor sem limites” (Ed. Novo Conceito/2013), Nick Vujicic escreveu algo de grande valia, especialmente àqueles que estão passando por algum desequilíbrio: “confie em Deus, mantenha a esperança no coração e, mesmo quando encarar os piores momentos, faça tudo que puder”.

Invariavelmente, as dores, os desafios e os obstáculos nos mostram quem realmente estamos destinados a ser. “Existem muitas atitudes a escolher, mas acredito que as mais poderosas são: gratidão, ação, empatia e perdão”, assinalou o autor em “Uma vida sem limites” (Ed. Novo Conceito/2012). Neste momento, caro leitor, você já deve estar motivado a ler um dos livros supracitados ou disposto a pesquisar sobre a história desse incrível australiano... É sensacional! Um tapa na cara de quem reclama por problemas banais. “Alimente a esperança e a Fé no futuro, reconheça o seu próprio valor, mantenha atitudes positivas e não se limite pelo medo”. Quando parou de questionar a Deus sobre o "porquê" de suas limitações físicas, Nick Vujicic passou a aceitar tal condição, perguntando a si mesmo "para quê" tantas provações? Guiado por uma Força Superior, ele despertou para o seu propósito de vida: “para cada estrada bloqueada há outra aberta. Para cada deficiência há uma habilidade. Quando sou fraco, Deus é forte. Quando colocamos a Fé em prática, somos imbatíveis”.

O livro “Superação”, publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, em 2014, traz ensinamentos valorosos: “as nossas ações estão para a nossa Fé assim como os nossos corpos estão para os nossos espíritos. Se você se amar e se aceitar, vai se tornar mais adorável e aceito pelos outros. Você cria um ambiente no qual a amizade e o amor pelos outros podem ser fomentados”. Nick Vujicic nos lembra de rejeitarmos pensamentos autodestrutivos. “Aniquile-os. Substitua-os por mensagens positivas e orações. Liberte-se da amargura, da raiva e da mágoa. Permita que o amor de Deus entre em seu coração”. A gratidão e o bom humor elevam a vida. “Ao invés de amaldiçoar os obstáculos que o atingem, agradeça a oportunidade de enfrentar os desafios e amadureça”.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas