Tudo que a mente do homem pode conceber e acreditar, ela pode realizar

Napoleon Hill

Dizem que a miséria ama companhia, mas a mediocridade, também. Não deixe que as crenças limitadoras dos outros limitem o que é possível para você

Hal Elrod


Numa toada só

Cavalgada: fonte de saúde e prazer

A prática fortalece o tônus muscular e tem baixo impacto, privilegiando a postura e a coordenação, além das benesses psicológicas

27/08/2019 - 20:09 | Atualizado em 02/09/2021 - 10:17

Você sabia que a cavalgada é uma das atividades físicas que apresentam mais benefícios à saúde humana? Pode acreditar! A prática fortalece o tônus muscular e tem baixo impacto nas articulações, privilegiando a postura e a coordenação. Além, é claro, de todas as benesses psicológicas, oriundas da troca de energia com este ser fabuloso, o cavalo. Há melhora na circulação sanguínea, na respiração e no alívio do estresse do dia a dia.

Vários processos neuro-hormonais acontecem conosco antes, durante e depois da cavalgada. A hipófise libera Endorfina, substância que nos leva às sensações de euforia, alegria, conforto, relaxamento e prazer. Eliminam-se os superóxidos, provenientes da oxidação das células, proporcionando-nos, assim, o efeito antienvelhecimento, melhorando a memória, o humor, a resistência e o sistema imunológico. E pra quem quer ficar bem na foto: uma hora de cavalgada queima cerca de 400 calorias.

Quando cavalgamos, estimulamos o sistema nervoso e reforçamos as noções de equilíbrio, distância e lateralidade. É cientificamente comprovado que a cavalgada auxilia no tratamento de diversos problemas de saúde, tais quais, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, fobias e traumas.

E, você, já participou de cavalgada? É extremamente prazeroso! As pessoas que curtem a atividade cuidam umas das outras. Fazem paradas estratégicas para alimentação e hidratação; tiram belas fotos da paisagem, e durante o percurso a garantia é de boa conversa e muita risada.

Certifique-se de que o seu cavalo está em boa condição física. A maior preocupação é para com o bem-estar animal. Se notar que o equino está cansado, pare, ofereça-lhe água, e deixe que ele paste um pouquinho, a fim de relaxá-lo.

Fagner Almeida
A conexão com o cavalo traz uma série de benefícios ao ser humano

Consulte um médico veterinário para tirar todas as suas dúvidas em relação às adaptações e às mudanças de manejo, alimentação e treinamento durante as diferentes estações do ano. Não se esqueça: genética, treinamento e nutrição, sem o acompanhamento de profissionais capacitados e dedicados, não garantem a boa saúde de seus animais, nem os bons resultados nas atividades esportivas.

As cavalgadas nos colocam em contato com a Natureza e em conexão exclusiva com o cavalo. Através de diferentes sons, aromas, luzes, texturas, paisagens, movimentos, temperaturas, relevos e velocidade, experimentamos sensações particulares de superação, autoconfiança, plenitude e liberdade. Com tantos benefícios, você não deixará de curtir um bom passeio a cavalo. Então, escolha o seu parceiro equino, convide amigos e familiares, acerte o passo e boa cavalgada!


Foto:

Flávia Raucci harastresrios@harastresrios.com.br

Flávia Raucci é Diretora de Marketing do Haras Três Rios, tradicional criatório de cavalos da raça Mangalarga, localizado em Itatiba/SP

10 colunas publicadas