Apenas os que aprenderam o poder da contribuição sincera e altruísta experimentam a mais profunda alegria da vida: a verdadeira realização

Anthony Robbins

Gosto de pensar assim: quando nasci, não tinha problema. Aí eu respirei e, pronto, gerei um para resolver. Se eu gerei, ele veio depois de mim. Se veio depois de mim, é menor do que eu. Se é menor, tenho o comando. Se tenho o comando, não vacilo, administro a situação

Geraldo Rufino


Meu Pet

Obesidade em cães e gatos

Saiba por que a doença é tão séria e veja o que a Medicina Veterinária orienta sobre o referido tema hoje em dia

13/09/2021 - 16:15 | Atualizado em 10/02/2023 - 11:36

Quando nos deparamos com um cachorro gordinho, na maioria das vezes, achamo-lo lindo e bem cuidado. Entretanto, nós, profissionais da Saúde, sabemos que isso é algo muito mais sério do que aparenta. A obesidade, tanto nos pets como nos humanos, é um problema mundial, uma epidemia dos tempos modernos.

Consumimos quantidades absurdas de alimentos pré-preparados (carregados de gordura e carboidratos, cheios de calorias vazias), enquanto nossos pets comem quantidades de ração acima do necessário, produtos de qualidade duvidosa e composição inadequada, além de petiscos cheios de sódio, gordura, conservantes e corantes. Muitas vezes, as pessoas fornecem aos seus animais de estimação bolachas, doces e outros alimentos destinados ao consumo humano, o que é um grave erro.

Animais acima do peso têm maior propensão a problemas articulares; câncer; hipertensão; doenças de pele; diabetes e outras doenças hormonais; problemas renais e urinários; problemas cardiorrespiratórios; aumento de triglicérides; redução da imunidade e, consequentemente, diminuição da expectativa de vida. Animais e pessoas obesas possuem organismo “inflamado”, pois os adipócitos (células de gordura) aumentam a produção de substâncias inflamatórias que acarretam o surgimento de outras doenças.

Na maioria absoluta das vezes, a obesidade é causada por má alimentação associada ao sedentarismo - consumo excessivo de calorias e falta de exercício. O animal consome mais do que gasta. Todavia, o problema não é tão simples assim, pois a qualidade do que é ingerido influencia (e muito) no ganho de peso e na saúde em geral.

“Calorias vazias” são provenientes de alimentos energéticos que não fornecem nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, como vitaminas, aminoácidos e antioxidantes. Atualmente existem excelentes opções de ração no mercado, alimentos com redução na proporção de carboidratos, com proteínas de maior valor biológico (absorvidas e aproveitadas pelo organismo do pet), além de ingredientes de melhor qualidade e procedência, com maior teor de antioxidantes, e que não utilizam conservantes sintéticos nem corantes. Também contamos com produtos da linha light, para manutenção e até para perda de peso. No entanto, muitas vezes isso é insuficiente para que o animal mantenha o score corporal ideal. Algumas doenças endócrinas (hormonais) não permitem que o pet mostre-se saudável enquanto não são diagnosticadas e tratadas adequadamente.

Então, mãos à obra! O primeiro passo é aceitar que o seu animal tem sobrepeso e iniciar um programa de emagrecimento para ele. Logo, faz-se necessária uma avaliação de score corporal associada à pesagem. Tudo dependerá da conformação do corpo e do tamanho do seu pet. O score ideal tem as seguintes características: cintura visível; reentrância abdominal visível (aquela parte por debaixo da barriga); última costela visível ou quando não visível facilmente palpável; gordura corporal presente, mas não excessiva. Para a maioria das pessoas, esse score remete a um cão “magro”, entretanto, tal físico certamente é o mais saudável.

Se persistirem dúvidas - “qual o score corporal do meu animal?”; “quanto devo dar de ração?”; “posso dar comida caseira?”; “por que o meu pet não perde peso mesmo comendo pouco?” - marque uma avaliação com o médico veterinário de sua confiança e não espere o pet adoecer para só depois tratá-lo. A prevenção é o melhor remédio.


Foto:

Janaina Biotto contato@vilachicopethotel.com.br

A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP

27 colunas publicadas