Pessoas de sucesso reconhecem que não existem erros e, sim, resultados. Dessa maneira, podem aprender com eles e sabem que, para não colher os mesmos frutos, basta fazer diferente da próxima vez

Paulo Vieira

Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço de seu futuro que deixa de existir

Steve Jobs


Treinamento

A preparação para as Copas de Marcha

Dicas para participar das concorridas competições, que ganham espaço por todo o país e distribuem alta premiação aos campeões

10/06/2019 - 11:40 | Atualizado em 01/09/2021 - 17:24

Admirado pela beleza, maciez e comodidade, o cavalo Mangalarga tem proporcionado grande prazer aos amantes da boa marcha. Tendo como slogan “o cavalo de sela brasileiro”, a raça encanta a todos nas muitas exposições realizadas por todo o Brasil. De beleza ímpar e morfologia incrível, tem como ponto forte a marcha macia e progressiva, agregando novos adeptos a cada ano.

Muitos apaixonados pelo bom cavalo de sela não têm estrutura adequada ou não contam com profissionais qualificados para apresentar os animais nas exposições, onde se avaliam diversos quesitos, como passo, marcha, galope funcional e morfologia. Esse público, formado por usuários de cavalos, ou seja, pessoas que têm um ou dois animais, está cada vez mais empolgado com as Copas de Marcha e os poeirões, disputas que acontecem por todo o país e que vêm ganhando força, haja vista que atraem competidores, espectadores, patrocinadores e novos interessados pela raça. Neste sentido, elaborei algumas dicas de treinamento e preparação:

É importante saber que tudo demanda calma e paciência, com exercícios gradativos. Inicie o trabalho no redondel, a fim de certificar que o animal está responsivo aos comandos e mostra bom flexionamento e elasticidade nos movimentos, além de impulsão com vigor e cadência durante a marcha. Para que a tropa tenha bom condicionamento, o treinamento deve ser alternado. O ideal é que se faça pelo menos cinco minutos ao passo antes de qualquer trabalho, a fim de que haja o devido aquecimento, de forma tranquila e relaxada.

Como é preciso marchar nas velocidades exigidas, curta, média e longa, podemos testar ou até exigir a nossa montaria na estrada ou na pista. Isso é uma extensão do trabalho do redondel. Tudo de forma leve e gradativa. Reforço que o trabalho excessivo é prejudicial, pois comprometerá as articulações e os tendões do cavalo, fazendo com que a vida esportiva dele seja comprometida e, na maioria das vezes, até sem volta às pistas.

Márcio Mitsuishi
O bom condicionamento preconiza treinamento alternado, de forma relaxada

A resistência é fundamental, além de um diagrama estabilizado, uma vez que o ritmo de prova é intenso. Sem a musculatura preparada, o animal não suportará o esforço e com certeza perderá o rendimento. Sendo assim, o ideal é que os trabalhos sejam alternados. Além do exercício de estrada ou pista, nadar é um excelente treino para aumentar a capacidade respiratória e fortalecer toda a musculatura de seu parceiro de competição.

O galope lento melhora a elasticidade dos movimentos, proporcionando mais rendimento na marcha. Na pista, é importante ir ao passo, depois, na toada da marcha. Daí executa-se a figura da serpentina, com transições à direita e à esquerda, o que favorece o equilíbrio, a coordenação e a impulsão, além de fortalecer a musculatura em geral, tanto de pescoço como de dorso, lombo e garupa. Esses exercícios contribuem para o correto posicionamento da cabeça e a devida flexão de nuca do cavalo-atleta.

Devemos têr o critério de começar o trabalho de maneia leve e ir aumentando a cada dia. O tempo de prova varia entre 40 e 60 minutos, de acordo com o número de animais inscritos na categoria. Por isso, o condicionamento é tão importante, para que o animal não se canse e mantenha a regularidade do começo ao fim da apresentação.

Além do treinamento, é importante alimentação balanceada e ferrageamento equilibrado. Sal mineral e água limpa sempre à vontade. Podemos também usar suplementos vitamínicos, tão disseminados no mercado, para ajudar no desempenho da tropa, porém, tal prescrição deve sempre vir de um médico veterinário especializado em Nutrição.

Mangalarga, o cavalo de sela brasileiro! Venha para as Copas de Marcha! Isso tudo é um verdadeiro espetáculo!


Foto:

Dalva Marques mulhermuladeiraoficial@gmail.com

Dalva Marques é treinadora e jurada de equídeos. Junto ao marido, Silvio Parizi, ela comanda o Rancho Bigorna, em São Sebastião da Grama/SP

9 colunas publicadas