Ser sábio não quer dizer ser perfeito, não falhar, não chorar nem ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar cada dor como uma oportunidade para aprender lições, cada erro como uma ocasião para corrigir rotas, cada fracasso como uma chance para recomeçar. Nas vitórias, os sábios são amantes da alegria; nas derrotas, são amigos da reflexão

Augusto Cury

Entender ou compreender não é o mesmo que aprender e mudar

Paulo Vieira


Marketing

Retorno ao investimento em Comunicação

É importante comparar as margens de lucro do seu negócio ao longo do tempo, bem como analisá-las em relação aos números da concorrência

03/02/2020 - 18:50 | Atualizado em 07/02/2020 - 16:04

Numa definição simplista, Marketing é a arte em criar e transferir valor (trocas), seja através de propaganda, venda pessoal, promoção e relações públicas. Comumente, os anunciantes não sabem como calcular o retorno ao investimento em Comunicação. E é sobre isso que discorrerei nesta coluna.

De maneira recorrente, ouço criadores de animais - sejam melhoradores genéticos de bovinos, equinos, cães e aves - perguntarem-se como saber se aquele anúncio na revista deu certo? Como mensurar os benefícios de um banner contratado para divulgar a marca num portal eletrônico? Para responder a essas questões, é preciso conhecer o CRM (Customer Relantionship Management), ou seja, o conjunto de ferramentas financeiras e mercadológicas que analisam o retorno ao investimento em Comunicação. Saiba mais:

Decisões de Comunicação de Marketing
- Estruturação da organização.
- Monitoramento e gerenciamento do ambiente de Marketing.
- Aumento do valor da marca.
- Escolhas gerais (público-alvo, objetivos e orçamentos).
- Escolhas específicas (mensagens e veículos).
- Avaliação dos programas (mensuração dos resultados).

Processo de controle
- Medir resultados obtidos.
- Comparar resultados obtidos com objetivos propostos.
- Descobrir causas e detectar problemas.

Custos e investimentos
- Gastos para compras de bens necessários para a montagem da estrutura de produção ou prestação de serviço da empresa, tais como, máquinas e equipamentos, além de instalações, imóveis e veículos.
- Depreciação: deterioração de bens físicos e tecnológicos.
- Ponto de equilíbrio: determinar o nível de vendas para cobrir todos os custos operacionais, avaliando a lucratividade (associada a vários níveis de vendas), fazendo a intersecção entre o custo total e a receita total.

As análises das margens e retornos são ferramentas que servem para diagnosticar o negócio. É sempre bom compará-las ao longo do tempo, bem como analisá-las em relação à concorrência.

Mensuração de resultados
- Diretos (resposta comportamental - vendas).
- Indiretos (resposta pré-comportamental - consciência da marca).

Planejamento
- Diagnóstico - situações internas e externas.
- Formulação do objetivo.
- Elaboração do orçamento.
- Execução e avaliação do resultado.

Processo de controle
- Corrigir e melhorar as ações.
- Avaliar objetivos, planos e estratégias.
- Realizar mudanças.
- Verificar os problemas.
- Análises financeiras.

 

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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