As empresas geram empregos, pagam impostos, obedecem às leis. E também desenvolvem ações em prol da sociedade
14/06/2021 - 15:29 | Atualizado em 08/11/2024 - 11:00
Tempos atrás, bastava às empresas oferecerem bons produtos e serviços, bem como tratarem de forma ética os fornecedores e parceiros, para que obtivessem boa imagem perante o mercado. Com o tempo, as exigências aumentaram, sendo necessária uma política de recursos humanos com atenção também voltada às atividades socioambientais. A cada nova exigência do mercado, a fim de se manterem admiradas e respeitadas, as companhias passaram a criar estruturas internas e formalizar ações para atender tais demandas.
De fato, há muito tempo se praticam ações filantrópicas, mas de forma esporádica, sem planejamento ou orçamento prévio. Como a palavra de ordem passou a ser “comunidade”, prestamos atenção na forma como as empresas se relacionam com a coletividade à volta, não simplesmente respeitando-a, mas atuando de forma ativa para ajudá-la. Além de gerar empregos, pagar impostos e obedecer às leis, as companhias sistematizaram ações em prol de uma sociedade melhor, mais justa, com menos disparidades.
Mercado e estratégia
Mercado é o conjunto de pessoas e instituições com disposição para comprar. Essas têm poder aquisitivo, autoridade e inclinação para fazer as aquisições. Os executivos de Marketing precisam ser capazes de, efetivamente, promoverem e servirem o mercado, uma vez que este gera lucro às empresas. Já a estratégia pode ser definida como a determinação de metas e objetivos básicos, com alocação de recursos necessários, para se chegar aos resultados esperados. No mundo corporativo, ela é representada pela vantagem competitiva, cujo foco é capacitar a empresa a ganhar, da maneira mais eficiente possível, margem sustentável sobre os concorrentes.
Em suma, ao falarmos em responsabilidade social, referimo-nos ao compromisso com uma determinada causa e não simplesmente uma doação pontual. Quando bem planejada e executada, trata-se de um conjunto de ações oportunas para também informar sobre produtos e serviços da empresa, bem como conhecer e prestar melhor atendimento ao cliente, além de criar consciência, posicionamento e fortalecimento da marca.
Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.
Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio