Para contribuirmos com o nosso país, antes de tudo, temos que melhorar a nós mesmos. Como? Sendo os melhores possíveis, apesar de nossas limitações

Marcelo Pardini

A prática leva à excelência, por isso a ideia da melhoria contínua. Através da disciplina, criamos hábitos saudáveis, que são aliados às conquistas do que queremos

Marcelo Pardini


Marketing

Responsabilidade social

As empresas geram empregos, pagam impostos, obedecem às leis. E também desenvolvem ações em prol da sociedade

14/06/2021 - 15:29 | Atualizado em 08/11/2024 - 11:00

Tempos atrás, bastava às empresas oferecerem bons produtos e serviços, bem como tratarem de forma ética os fornecedores e parceiros, para que obtivessem boa imagem perante o mercado. Com o tempo, as exigências aumentaram, sendo necessária uma política de recursos humanos com atenção também voltada às atividades socioambientais. A cada nova exigência do mercado, a fim de se manterem admiradas e respeitadas, as companhias passaram a criar estruturas internas e formalizar ações para atender tais demandas.

De fato, há muito tempo se praticam ações filantrópicas, mas de forma esporádica, sem planejamento ou orçamento prévio. Como a palavra de ordem passou a ser “comunidade”, prestamos atenção na forma como as empresas se relacionam com a coletividade à volta, não simplesmente respeitando-a, mas atuando de forma ativa para ajudá-la. Além de gerar empregos, pagar impostos e obedecer às leis, as companhias sistematizaram ações em prol de uma sociedade melhor, mais justa, com menos disparidades.

Mercado e estratégia
Mercado é o conjunto de pessoas e instituições com disposição para comprar. Essas têm poder aquisitivo, autoridade e inclinação para fazer as aquisições. Os executivos de Marketing precisam ser capazes de, efetivamente, promoverem e servirem o mercado, uma vez que este gera lucro às empresas. Já a estratégia pode ser definida como a determinação de metas e objetivos básicos, com alocação de recursos necessários, para se chegar aos resultados esperados. No mundo corporativo, ela é representada pela vantagem competitiva, cujo foco é capacitar a empresa a ganhar, da maneira mais eficiente possível, margem sustentável sobre os concorrentes.

Em suma, ao falarmos em responsabilidade social, referimo-nos ao compromisso com uma determinada causa e não simplesmente uma doação pontual. Quando bem planejada e executada, trata-se de um conjunto de ações oportunas para também informar sobre produtos e serviços da empresa, bem como conhecer e prestar melhor atendimento ao cliente, além de criar consciência, posicionamento e fortalecimento da marca.

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


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Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

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