Os objetivos do investimento em ações patrocinadas são criar identidade, aumentar notoriedade e promover experiências positivas
15/03/2022 - 15:59 | Atualizado em 11/11/2024 - 15:14
“Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor”. Esta definição data de 1960 e tem como autora a AMA (American Marketing Association). Em outras palavras, trata-se de o processo social pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida, sendo satisfeita através de concepção, promoção, troca e distribuição.
Inovações tecnológicas mudam rapidamente todo um setor, portanto, adaptar-se ao novo é a saída para o sucesso. Pela economia industrial, os profissionais de Marketing agiam como caçadores, tendo os clientes como objetivos finais, maximizando o valor da transação, fazendo ofertas padronizadas. Já na atualidade, num mercado em rede, com a ampliação da Inteligência Artificial, os publicitários passaram a atuar como jardineiros, ou seja, tendo os clientes como relacionamentos a serem cultivados, levando em consideração o valor vitalício deles, promovendo ações específicas, que gerem experiências positivas em via de mão dupla. Hoje, o indivíduo se diferencia da massa e paga um “extra” para isso, recompensando as marcas que permitam tal afirmação de individualidade e que lhe tragam experiências positivas, firmando o relacionamento.
Os objetivos do investimento em ações de patrocínio são criar identidade, aumentar notoriedade, promover experiências positivas e valorizar o setor no qual a empresa atua. No meio do cavalo, cito como caso de sucesso a parceria entre a Vetnil e o Jockey Club de Sorocaba. Uma ação positiva dessa relação ganha-ganha é a Calçada da Fama Vetnil, evento que anualmente premia os melhores da Temporada. Desde o início, em 2011, sou o cerimonialista de tal premiação e sei quão benéfica ela é para ambas as partes. Tanto é que o projeto se estendeu para os Três Tambores, fomentando a maior prova hípica da América Latina nessa modalidade, o Grand Prix Haras Raphaela.
Num mercado tão dinâmico e competitivo, tendo mudanças rápidas e abruptas, o que a empresa deve fazer para se destacar? A ideia é que a companhia trabalhe em cima da excelência, tanto em relação aos produtos quanto aos relacionamentos (colaboradores, parceiros, clientes, comunidade etc.), e fique atenta às falhas da concorrência, cujos espaços deixados podem ser ocupados prontamente pelo seu time.
Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.
Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio