A menor multidão que você terá a oportunidade de liderar será você mesmo, entretanto, a mais importante de todas

John Maxwell

Há Pontos de Inflexão que nos exigem mais, porque têm o poder de nos fazer passar de fase e, para isso, temos que enfrentar monstros mais poderosos, evoluirmos e sermos alçados a um novo patamar. Nada mais será como antes

Flávio Augusto da Silva


Marketing

Pra quê serve o patrocínio?

As ações patrocinadas têm o intuito de criar identidade, aumentar notoriedade, promover experiências positivas e valorizar o setor em que a empresa atua

03/02/2020 - 17:47 | Atualizado em 05/03/2020 - 16:44

“Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor”. Esta definição data de 1960 e tem como autora a AMA (American Marketing Association). Em outras palavras, trata-se de o processo social pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida, sendo satisfeita através de concepção, promoção, troca e distribuição destes.

Através do Planejamento de Comunicação torna-se possível executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais. A empresa só está nos negócios porque se vale do Marketing: fornece produtos ou serviços aos clientes com lucro; descobre o que o consumidor necessita e, então, satisfaz tais necessidades.

Inovações tecnológicas mudam rapidamente todo um setor, embora inicialmente tenham sido desenvolvidas para aplicações completamente diferentes. Portanto, adaptar-se ao novo é a saída para o sucesso. Pela economia industrial, os profissionais de Marketing agiam como caçadores, tendo os clientes como objetivos finais, maximizando o valor da transação, fazendo ofertas padronizadas. Já na atualidade, num mercado em rede, com a ampliação da Inteligência Artificial, os publicitários passaram a atuar como jardineiros, ou seja, tendo os clientes como relacionamentos a serem cultivados, levando em consideração o valor vitalício dos mesmos, promovendo ações específicas, que gerem experiências positivas.

“A estratégia de Alexandre (o Grande) sempre foi a mesma: uma escolha cuidadosa dos pontos vitais do inimigo, construindo uma vantagem relativa nesses pontos, ainda que o total de suas forças fosse muito inferior. Outro ponto destacado foi a capacidade de se mover rapidamente, uma vez quebrada a resistência no ponto decisivo”, afirmou John Keegan, professor e historiador britânico, especialista em conflitos bélicos. Traçando um paralelo, as Tecnologias de Informação e Comunicação permitem desenvolver produtos personalizados. Hoje, o indivíduo se diferencia da massa e paga um “extra” para isso, recompensando com lealdade as marcas que permitam tal afirmação de individualidade e que lhe tragam experiências positivas, firmando o relacionamento.

Os objetivos mais comuns para o investimento em ações de patrocínio são: criar identidade, aumentar notoriedade, promover experiências positivas e valorizar o setor em que a empresa atua. A vantagem de uma marca em se associar a um produto ou serviço, de preferência líder de mercado, prende-se ao fato de este acontecimento proporcionar oportunidade à empresa de expandir o seu negócio, promovendo sua imagem e criando maior notoriedade para si. No meio do cavalo, cito como case de sucesso a parceria entre a Vetnil e o Jockey Club de Sorocaba. Dentre as ações positivas dessa relação de ganha-ganha está a Calçada da Fama Vetnil, evento que anualmente premia os melhores da Temporada. Falo com propriedade, pois sou o cerimonialista de tal premiação e sei o quão benéfica ela é para ambas as partes envolvidas. Tanto é, que o projeto se estendeu para a modalidade Três Tambores, fomentando todos os anos a maior prova hípica da América Latina, o Grand Prix Haras Raphaela.

Divulgação
A Calçada da Fama Vetnil já virou tradição no Jockey Club de Sorocaba

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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