Tudo o que você deseja, faz ou tem vem do amor

Rhonda Byrne

Às vezes, é preciso, como se diz no mercado de ações, ‘realizar o prejuízo’, assumir que perdeu, terminar o jogo e partir pra outra

Roberto Shinyashiki


Veterinária

Oito curiosidades sobre os cavalos

Aprofunde seus conhecimentos com base na experiência de um dos mais competentes profissionais da área de equinos da Medicina Veterinária brasileira

16/06/2019 - 11:54 | Atualizado em 17/09/2019 - 23:05

Certa feita, atendendo a um pedido de colaboração para uma matéria do Portal InfoHorse, veículo de imprensa do jornalista e leiloeiro rural Marcelo Pardini, no ar até 2018, o médico veterinário Emílio Fanton* - um dos mais respeitados profissionais da indústria do cavalo Quarto de Milha no Brasil, escreveu algumas pílulas sobre os equinos, traçando paralelo entre esses belos animais e nós, seres humanos. A reprodução do conteúdo dá-se na íntegra aqui:

Você sabia que…
1.
 o potro chega a mamar 60 vezes ao dia e a égua, no 4º mês de gestação, produz até 20 litros de leite diariamente? A boa nutrição antes e depois do parto é fundamental para que tais índices se confirmem.

2. o ceco do cavalo tem capacidade de 20 litros, enquanto o do homem é atrofiado? Não sabe do que se trata? É aquele “pedacinho” que provoca apendicite.

3. o cavalo tem a pupila retangular, por isso, com a cabeça reta em relação ao corpo ele enxerga pra frente e pra trás, cobrindo uma área de 320º? Já a nossa é redonda e cobrimos um campo de visão de aproximadamente 180º.

Beto Negrão
O cavalo enxerga pra frente e pra trás, cobrindo uma área de 320º

4. as “castanhas” observadas nas mãos dos cavalos correspondem ao nosso dedão da mão? Observe que a canela é o carpo ou o osso médio da palma da nossa mão. O joelho do cavalo seria o nosso punho.

5. o fêmur é o osso que compõe o quadril do cavalo coberto totalmente por músculos e que a rótula está muito próxima à barriga do animal?

6. o canal lacrimal ou aquele “do choro” desemboca no nariz? Quando entupido, a lágrima escorre pelo canto do olho, atraindo moscas e provocando infecções.

7. o cavalo tem normalmente 40 dentes efetivos, podendo ter resquícios de mais quatro?

8. quando o cavalo lambe o seu dedo, ele demonstra que está consolidando e aceitando sua proximidade e amizade?

*Dr. Emílio Fanton é médico veterinário e criador de cavalos da raça Quarto de Milha de linhagem de Tambor. Caso queira contactá-lo, acesse: www.harasfanton.com.br.


Publicidade
Banner Haras Lagoinha