Essa é a verdadeira atitude positiva: extrair da adversidade um grande ensinamento, ser o pilar de sustentação das pessoas que estão à sua volta, mostrando que é possível reverter toda situação difícil, que não existe um mal que não traga um bem

Caio Carneiro

Para termos autoestima, precisamos vencer a inércia, encarar os medos e confrontar os sentimentos, sendo fiéis aos nossos julgamentos, sempre com disposição, vontade e coragem

Nathaniel Branden


Veterinária

Oito curiosidades sobre os cavalos

Aprofunde os conhecimentos através da experiência de um dos mais competentes profissionais da área de equinos da Medicina Veterinária brasileira

28/09/2021 - 14:47 | Atualizado em 19/05/2022 - 15:34

Certa feita, atendendo a um pedido de colaboração para uma matéria do Portal InfoHorse, veículo de imprensa do jornalista e leiloeiro rural Marcelo Pardini, no ar até 2018, o médico veterinário Emílio Fanton - um dos mais respeitados profissionais da indústria do cavalo Quarto de Milha no Brasil, escreveu algumas pílulas sobre os equinos, traçando paralelo entre esses belos animais e nós, seres humanos. A reprodução do conteúdo dá-se na íntegra:

Você sabia que…
...
 o potro chega a mamar 60 vezes ao dia e a égua no 4º mês de gestação produz até 20 litros de leite diariamente? A boa nutrição antes e depois do parto é fundamental para que tais índices se confirmem.

... o ceco do cavalo tem a capacidade de 20 litros, enquanto o do homem é atrofiado? Não sabe do que se trata? É aquele “pedacinho” que provoca apendicite.

... o cavalo tem a pupila retangular, por isso, com a cabeça reta em relação ao corpo ele enxerga pra frente e pra trás, cobrindo uma área de 320º? Já a nossa é redonda e cobrimos um campo de visão de aproximadamente 180º.

Beto Negrão
O cavalo enxerga pra frente e pra trás, cobrindo uma área de 320º

... as “castanhas” observadas nas mãos dos cavalos correspondem ao nosso dedão da mão? Observe que a canela é o carpo ou o osso médio da palma da nossa mão; o joelho do cavalo seria o nosso punho.

... o fêmur é o osso que compõe o quadril do cavalo coberto totalmente por músculos e que a rótula está muito próxima à barriga do animal?

... o canal lacrimal ou aquele “do choro” desemboca no nariz? Quando entupido, a lágrima escorre pelo canto do olho, atraindo moscas e provocando infecções.

... o cavalo tem normalmente 40 dentes efetivos, podendo ter resquícios de mais quatro?

... quando o cavalo lambe o seu dedo, ele demonstra que está consolidando e aceitando sua proximidade e amizade?

*Dr. Emílio Fanton é médico veterinário e criador de cavalos da raça Quarto de Milha de linhagem de Tambor. Caso queira contactá-lo, acesse: www.harasfanton.com.br.