Eu defendo que bastaria que um profissional lesse ou estudasse apenas uma hora por dia algo importante na sua área de atuação para que fosse promovido pelo menos uma vez ao ano

Paulo Vieira

Há duas forças que movem o homem: sentir prazer e evitar a dor. Entendendo isso, você se comunica melhor e consegue o que quer

Anthony Robbins


Conexão

Não se afaste de seus sonhos

Plante o amor, para colher as bênçãos do mais nobre dos sentimentos; equilíbrio no hoje, paz ao ontem, esperança no amanhã

22/10/2022 - 10:01

Em nossa caminhada rumo ao sucesso, nós precisamos, fundamentalmente, de coragem e determinação. Fé e constância também são primordiais. Quando acreditamos que temos a capacidade de fazermos algo positivo, grandioso, espetacular, nada nos detêm.

Controlemos os desejos imediatos. Eles tiram o nosso foco. Direcionemos a atenção àquilo que almejamos e não despendamos energia com o secundário. A prática leva à excelência, por isso a ideia da melhoria contínua... Através da disciplina criamos hábitos saudáveis, que são os nossos aliados na conquista do que queremos.

“Fuja da ideia de que sucesso é um golpe de sorte. A sua sorte é você quem cria. A sorte não acontece, ela é criada. Você cria a atmosfera, o ambiente, as condições para que a sorte aconteça”, escreveu Caio Carneiro, profissional de Marketing, autor do best-seller brasileiro “Seja Foda” (Ed. Büzz/19).

“O tempo é a moeda mais valiosa de sua vida. Você, e só você, pode determinar como essa moeda será usada. Tome cuidado para não permitir que outras pessoas a usem em seu lugar”, gravou na história Carl Sandburg, poeta e historiador norte-americano, falecido em 1967. Atenção: sigamos fielmente rumo ao que nos é caro, ao que nos toca, ao que faz bater descompassado o nosso coração.

Tem uma frase célebre de Charles Chaplin que sintetiza a pluralidade dos desafios da existência humana: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito boa para ser insignificante”. O ator, diretor, empresário, dançarino e músico britânico, que nasceu em 1889 e viveu até 1977, eternizou diversos pensares, tais quais: “nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir”; “a persistência é o caminho do êxito”; “a vida é como uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, sorria, ame, pois um dia as cortinas se fecham e a peça pode terminar sem aplausos”; “cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre”; “mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido”; “não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom, afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer e, mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo”; “não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui. O verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza de seus ideais”; “um dia sem rir é um dia desperdiçado”.

Nessa linha de grandes pensadores que por aqui já passaram, faço menção ao naturalista britânico Charles Darwin, cujo estudo da evolução biológica muito contribuiu para a humanidade. Cito duas de suas frases mais replicadas ao longo do tempo: “a compaixão para com os animais é uma das mais nobres virtudes da natureza humana”; “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Plantemos o amor, para colhermos as bênçãos do mais nobre dos sentimentos... Equilíbrio no hoje, paz ao ontem, esperança no amanhã. Gratidão até pelos percalços do caminho. A vida é fugaz, quando menos esperamos já se foi um ano, lá se foram 10, 20... Daí a importância de sempre nos conectarmos com a nossa mente subconsciente, com o nosso eu-interior, com a centelha divina que habita em nós, para não nos boicotarmos, não nos desviarmos da rota principal, não nos perdermos da nossa simplicidade. Por isso as podas são importantes, para aflorar a nossa melhor versão, deixando pelo caminho as pragas, as ervas daninhas e os frutos podres (incluindo pensamentos, gestos, palavras). A serenidade nos leva à prosperidade.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas