O que quase ninguém fala é que, em geral, as oportunidades nascem para alguns justamente quando outros sentem dificuldade de aproveitá-las. Enquanto o mais desavisado espera que as coisas melhorem, outro abre bem os olhos, conta com ele mesmo e faz acontecer. Portanto, cada um é livre para decidir, escolher, determinar de qual lado quer estar e agir

Geraldo Rufino

Se me concentro no dia de hoje e faço aquilo que ele demonstra ser necessário, isso significa que estou me preparando para o amanhã

John Maxwell


Marketing

Marketing Social

Além de gerar empregos, pagar impostos e obedecer às leis, as empresas desenvolvem ações em prol de uma sociedade melhor, mais justa

06/01/2020 - 09:53 | Atualizado em 07/02/2020 - 17:11

Tempos atrás, bastava às empresas oferecerem bons produtos e serviços, bem como tratarem de forma ética os seus fornecedores e parceiros, para que obtivessem boa imagem perante o mercado. Com o tempo, as exigências aumentaram, sendo necessária uma política de recursos humanos com atenção também voltada às atividades socioambientais. A cada nova exigência do mercado, a fim de se manterem admiradas e respeitadas, as companhias passaram a criar estruturas internas e formalizar ações que atendessem a essas demandas.

De fato, há muito tempo se praticam ações filantrópicas, mas de forma esporádica, sem planejamento ou orçamento prévio. Como a palavra de ordem passou a ser “comunidade”, prestamos atenção na forma como as empresas se relacionam com a coletividade a sua volta, não simplesmente respeitando-a, mas atuando de forma ativa para ajudá-la. Além de gerar empregos, pagar impostos e obedecer às leis, as companhias sistematizaram ações em prol de uma sociedade melhor, mais justa, com menos diferenças.

Mercado
Mercado é o conjunto de pessoas e instituições com disposição para comprar. Essas têm poder aquisitivo, autoridade e inclinação para fazer as aquisições. O segmento deve ser mensurável em termos de poder de compra e tamanho. Os executivos de Marketing precisam ser capazes de, efetivamente, promover e servir o mercado, uma vez que este gera lucro às empresas.

Estratégia
Estratégia pode ser definida como a determinação de metas e objetivos básicos, com alocação de recursos necessários, para se chegar aos resultados esperados. No mundo corporativo, ela é representada pela vantagem competitiva, cujo foco é capacitar a empresa a ganhar, da maneira mais eficiente possível, margem sustentável sobre os concorrentes.

Vantagem competitiva
Resultado do conjunto de recursos e qualidades para a empresa alcançar desempenho superior ao dos concorrentes. Geralmente, uma organização tem melhor desempenho em relação às demais de seu setor porque sua estratégia competitiva é mais eficiente.

Uma organização pode ser definida pelo conjunto de atividades que executa, com as quais cria um produto de valor aos compradores. As atividades que exerce e como o faz determinam a sua vantagem competitiva.

Ao falarmos em responsabilidade social, referimo-nos ao compromisso com uma determinada causa e não simplesmente uma doação pontual. Quando bem planejada e executada, trata-se de um conjunto de ações oportunas para informar sobre produtos e serviços da empresa, bem como conhecer e prestar melhor atendimento ao cliente, além de criar consciência, posicionamento e fortalecimento da marca.


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

27 colunas publicadas