Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma; seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas; fale de assuntos que interessem à outra pessoa

Dale Carnegie

Ensine tudo o que puder, com humildade e simplicidade, e deixe que o copiem. Não caia na armadilha de esconder o que sabe, o que testou e funcionou. Porque uma pessoa que foi ensinada faz melhor do que você, e ambos ganham

Geraldo Rufino


Conexão

Hora de engraxar as botas

Virada de ano, tempo de reflexão, momento adequado para a autoanálise, visando a ponderar os erros e os acertos da última jornada

29/12/2023 - 15:33 | Atualizado em 07/04/2024 - 02:59

Virada de ano, tempo de reflexão. É hora de engraxar as botas! Bater o barro acumulado dos caminhos percorridos e já limpar o solado para os novos desafios. Momento adequado para a autoanálise, visando a ponderar os erros e os acertos da última jornada. Humildade, equilíbrio e sabedoria, para mensurar as metas e os objetivos, bem como inteligência, calma e perspicácia, para alterar as rotas, a fim de não cometer as mesmas falhas.

Energia revigorada! É importante nos conhecermos a fundo, sabermos das nossas crenças de identidade, capacidade e merecimento, uma vez que a visão positiva de futuro mantém acesa a chama que nos move. Paremos de nos boicotar! Saiamos da zona de conforto! Aumentemos a nossa eficiência, tendo maior produtividade! Trilhemos o nosso próprio caminho, pagando o preço das nossas escolhas! Integridade, ambição e persistência formam a tríade do sucesso. Aprendamos com os erros. Enxerguemos a autorresponsabilidade não apenas como uma filosofia de vida, mas também como uma crença forte e arraigada em nossa mente. Coerência entre ação e discurso. O processo nunca se esgota, pois sempre há algo a ser feito. Lealdade, Fé e constância são primordiais. Quando acreditamos que temos a capacidade de fazermos algo grandioso e positivo, nada nos detêm.

Controlemos os desejos imediatos: eles tiram o foco. Direcionemos a atenção àquilo que almejamos. A prática leva à excelência, por isso a ideia da melhoria contínua. Através da disciplina criamos hábitos saudáveis, que são os nossos aliados nas conquistas. Faça o bem, para colher o bem. Haja com generosidade e tenha gratidão. Exalte o amor, amplie a Fé e oxigene o pensamento positivo para o sucesso de suas ações no tempo presente. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos? Sejamos as nossas melhores versões!

Tudo está conectado. A energia corre por todos os lados. Num plano sistêmico até a palavra proferida traz em si o poder de alterar a realidade. Independentemente das condições, você é o único responsável pela vida que tem levado, então, está em suas mãos mudar o próprio destino. Apesar da grande tecnificação dos tempos modernos, impulsionada pelos avanços tecnológicos, acarretando mudanças abruptas, acredito que o bom profissional sempre terá espaço no competitivo mercado de trabalho. Basta continuar se reinventando, fazendo atualizações, inteirando-se das novidades e, sobretudo, executando com excelência e criatividade as suas atividades diárias.

A realização individual passa pela capacidade de dominar a própria mente, fazendo com que os pensamentos positivos gerem ações em prol de objetivos claros e definidos, visando a nos destacarmos da massa e termos êxito nas nossas escolhas. É certo que estabilidade não existe, por isso que a melhoria contínua é de suma importância, uma vez que os acertos do passado não assegurarão o sucesso do futuro.

O melhor contraponto à angústia da incerteza é a Fé. Abra o seu canal comunicativo com a Santidade. Aproxime-se da Espiritualidade maior. Aceite as respostas da Natureza. Lembre-se de que os trabalhos mais valorosos são feitos pelas minorias. Não espere aplausos. Um desistente nunca vence e um vencedor nunca desiste. O ontem já foi. E o futuro pode não chegar. O tempo de despertar é agora. Não tema, siga os desígnios de Deus. Descarte as limitações da própria razão. Abra a mente e o coração para as orientações divinas em direção aos seus anseios.

Seja cortês. Trate os outros como gostaria de ser tratado. Isso é sinal de humildade e, sobretudo, respeito a si próprio. Tenha discernimento, seja sincero em suas ações e tome decisões rápidas. Ofereça uma mão amiga. As adversidades e as experiências desagradáveis trazem em si a semente de um benefício equivalente, que pode se revelar uma bênção. Fracasso e derrota compõem a fórmula com a qual a Natureza toca o coração dos homens, a fim de que adotemos uma posição humilde, para ampliarmos a sabedoria. Esfrie a cabeça quando as quedas vierem. Alimente a Fé, especialmente quando os resultados não forem os esperados. O gosto da vitória fica mais saboroso após a superação das adversidades. O primeiro milagre da vida é a lei do crescimento pela mudança. Seja a sua beleza mais plena, opere o milagre que tanto almeja. Se tem algo na vida que depende única e exclusivamente de nós é: o pensamento. Gratidão não custa nada, mas é um ótimo investimento.

Como é difícil crescermos sozinhos, as boas companhias são fundamentais para andarmos no caminho da Luz. Em tempos tão confusos, com valores deturpados e sentimentos exacerbados, rogo para que busquemos a simplicidade. Quando da discórdia, a harmonia; na angústia, a esperança. Se acreditamos que não há limites para as nossas possibilidades, a vida ganha novo fôlego, a nossa missão se evidencia e a coragem nos faz dar o próximo passo. Buscar a nossa melhor versão é a garantia de que as bênçãos da prosperidade nos acompanharão. Feliz 2024!


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas