Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos

George Bernard Shaw

Não existe um caminho para a Paz. A Paz é o caminho

Mahatma Gandhi


Marketing

Estratégia de abrangência de mercado

Os profissionais de Marketing devem ser capazes de promover o segmento de atuação da empresa, visando a explorar as potencialidades do setor

12/09/2019 - 15:16 | Atualizado em 02/10/2019 - 00:58

O planejamento em Comunicação Publicitária e Marketing se desenvolve em médio e longo prazo, a fim de atingir o objetivo central: obter lucro. Para tanto, os profissionais do setor acumulam novos conhecimentos, visando a conquistar o público-alvo.

O mercado é o conjunto de todos os compradores atuais e potenciais de um produto ou serviço. E a estratégia identifica as partes deste que melhor pode atender. Já o posicionamento é definido como o processo de decisão da segmentação do meio, composta pelas estratégias de pesquisas do target (público-alvo).

Marcelo Pardini
Mercado = compradores atuais e potenciais de um produto ou serviço

O segmento de mercado deve ser mensurável em termos de poder de compra e tamanho. E os executivos em Marketing precisam promover o segmento, visando a explorar as potencialidades lucrativas do meio. Assim, eles fazem diagnósticos da área de Comunicação da empresa, apontando os riscos e as oportunidades, sempre apresentando sugestões de melhoria. A assessoria é composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação do negócio e estabelecendo as estratégias que assumirão as diretrizes da organização.

A segmentação tem foco em nichos específicos, sendo dividida em 04 aspectos: mensurabilidade (tamanho; poder aquisitivo; perfis), acessibilidade (eficazmente alcançados e atendidos; substancialidade; amplos e lucrativos), operacionalidade (programas eficazes para atrair e atender aos segmentos; crescimento; vendas correntes; índices de crescimento; lucratividade; atratividade estrutural do segmento), e objetivos e recursos da empresa (concorrentes; substitutos; poder econômico).


Fonte:

A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2012).


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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