O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons

Martin Luther King Jr.

Você tem de realizar o próprio caminho. E, às vezes, é preciso mudar quase tudo na sua maneira de pensar. Você tem de se transformar

Roberto Shinyashiki


Marketing

Estratégia de abrangência de mercado

Os profissionais de Marketing devem ser capazes de promover o segmento da empresa, visando a explorar suas potencialidades

02/06/2021 - 11:22 | Atualizado em 31/01/2023 - 18:12

O planejamento em Comunicação Publicitária se desenvolve, preferencialmente, em médio e longo prazos, visando a atingir o objetivo central: obter lucro para a empresa. Para tanto, os profissionais do setor acumulam novos conhecimentos e traçam metas, com o intuito de conquistar o público-alvo.

A definição de mercado se dá através do conjunto de todos os compradores atuais e potenciais de um produto e/ou serviço. A estratégia identifica as partes deste que melhor pode atender. Já o posicionamento é definido como o processo de decisão da segmentação, composta pelas pesquisas do target (público-alvo).

Marcelo Pardini
Executivos em Marketing promovem o mercado para potencializar os lucros

O segmento de mercado deve ser mensurável em termos de poder de compra e tamanho. E os executivos em Marketing precisam promover tal seara, visando a explorar as potencialidades lucrativas do meio. Assim, eles fazem diagnósticos da área de Comunicação da empresa, apontando os riscos e as oportunidades, sempre apresentando sugestões de melhoria. A assessoria é composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação do negócio e estabelecendo as estratégias que assumirão as diretrizes comerciais da organização.

A segmentação tem foco em nichos específicos, sendo dividida em 04 aspectos: mensurabilidade (tamanho, poder aquisitivo, perfil); acessibilidade (substancialidade, amplitude, lucratividade); operacionalidade (eficiência para atrair os segmentos, crescimento, vendas, índices, atratividade estrutural), e recursos (poder econômico).


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

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