Algumas vezes as pessoas ficam tão obcecadas com o que querem que não apreciam ou usam o que já têm. O primeiro passo em direção à meta é agradecer. Todos temos meios de melhorar nossas vidas a qualquer momento

Anthony Robbins

As pessoas continuam agindo e reagindo em relação a você de acordo com a sua crença de identidade. Então, volte para dentro de si e reconstrua o que precisa ser reconstruído

Paulo Vieira


Numa toada só

Criação de cavalos - família, paixão e negócios

Conheça um pouco mais da história do Haras Três Rios, localizado em Itatiba/SP, criatório com quase 50 anos de seleção da raça Mangalarga

09/09/2019 - 17:57 | Atualizado em 04/02/2023 - 09:52

Quando a família se une com total afinco em prol de uma causa, as conquistas são infindáveis e imensuráveis. Com o Haras Três Rios não é diferente. O clã Raucci participa de todas as etapas e processos das atividades desenvolvidas na criação dos animais. Trata-se de um hobby levado a sério. Um negócio que também enfrenta desafios e dificuldades, mas o prazer de criar e ver a tropa se desenvolvendo supera qualquer obstáculo.

O nosso envolvimento com a criação de cavalos vai desde o nascimento dos animais, a escolha dos nomes, o acompanhamento da rotina do haras, os treinamentos e os resultados nas exposições até a comercialização e o serviço de pós-venda. Amor ao que fazemos, orgulho à nossa história e respeito à nossa trajetória nos fazem transmitir aos nossos filhos, amigos, colaboradores e clientes essa grande paixão. 

Da pequena propriedade adquirida por meu pai, Armando Raucci, em Jaguariúna/SP, em 1973, com estrutura simples e alguns cavalos, a família tomou gosto e quatro anos depois começou a criação do Mangalarga, já como negócio. A partir daí, a atividade passou a receber todas as atenções e os investimentos necessários, sempre primando pela alta qualidade. Com o aumento do número de animais, alguns anos mais tarde, adquirimos outra propriedade, desta feita no município de Itatiba, nascendo então o Haras Três Rios. E lá se vão cerca de 50 anos de tradição…

Chico Audi
A beleza do Haras Três Rios eternizada nas lentes do artista Chico Audi

É uma paixão que vem de longa data dentro da nossa família e que nos foi transmitida por nossos avós. Está no sangue. As benfeitorias da propriedade foram melhorando e o plantel crescendo, tornando-se um verdadeiro celeiro de campeões, com cavalos referendados nos diversos concursos e exposições Brasil afora. Atualmente, o Haras Três Rios mantém um plantel com 160 animais, incluindo matrizes e garanhões de escol.

A opção pelo Mangalarga ocorreu naturalmente. Quase todos os finais de semana, a família ía para o sítio, lá em Jaguariúna, e gostava de cavalgar, explorando as trilhas da região. Na hora de escolher o cavalo para montar, a “briga” era pra ver quem ficaria com o cavalo de pelagem pampa da raça Mangalarga, de andar macio e muito bom de sela. Por esse motivo começamos a adquirir alguns animais da raça e, em 1977, iniciamos a nossa criação.

A origem do nome Três Rios está diretamente relacionada à propriedade adquirida em 1994, no município de Itatiba/SP. Localizada no km 95,5 da rodovia Dom Pedro I, sentido Campinas-Jacareí, a fazenda se chamava Três Rios, batizando também o nosso haras. Atualmente, a área de 42 alqueires é toda formada por pastos de coast-cross, tendo redondel, pista para trabalho e 60 cocheiras. Um haras moderno, projetado exclusivamente para as necessidades dos cavalos, propiciando manejo adequado e o bem-estar animal.

O Haras Três Rios figura entre os principais criatórios do país, mantendo venda permanente de potros, potras, éguas, garanhões, coberturas e embriões. A excelente qualidade genética dos nossos exemplares aliada a um trabalho de Marketing arrojado faz do nosso criatório um dos mais conhecidos, dentro e fora do Brasil. Milhares de seguidores nas redes sociais acompanham a nossa rotina, ficam inteirados das nossas novidades e aproveitam as nossas oportunidades de negócios. Para nós, os cavalos têm o poder de promover a aproximação entre as pessoas, construindo novas e sólidas amizades.

Mairo Wellington
A tropa Mangalarga é criada com esmero e amor no Haras Três Rios

Foto:

Flávia Raucci harastresrios@harastresrios.com.br

Flávia Raucci é Diretora de Marketing do Haras Três Rios, tradicional criatório de cavalos da raça Mangalarga, localizado em Itatiba/SP

10 colunas publicadas