O maior obstáculo à descoberta não é a ignorância ou a falta de inteligência, mas a ilusão do conhecimento

John Maxwell

Na prece, ignore as dúvidas e os medos, reconhecendo que a Inteligência Infinita sabe qual é a solução e tem o know-how para levá-lo ao sucesso

Joseph Murphy


Marketing

Base para o sucesso nas vendas

O patrimônio da marca está diretamente relacionado à quantidade de clientes que a empresa tem e ao nível de reconhecimento perante o mercado

Seja qual for o setor em que você atue, algumas diretrizes devem ser seguidas para o sucesso nas vendas: respeite o clima econômico dos negócios; conheça os mercados estratégicos e as áreas-chave; compreenda as potencialidades e as fragilidades da empresa; estude os concorrentes; aproveite as oportunidades, e tome cuidado com as ameaças.

Objetivos do Marketing
- Devem ser definíveis e quantificáveis.
- Expressos em termos de valores ou participação de mercado.
- Tempo futuro.

Ciclo de vida do produto
- Os produtos têm vida limitada.
- As vendas atravessam estágios distintos.
- Os lucros oscilam em diferentes estágios do ciclo de vida do produto.
- Os produtos requerem estratégias de Marketing diferentes a cada estágio do ciclo de vida: introdução (crescimento lento e baixo lucro); crescimento (aumento nas vendas e lucro maior - melhorar o produto, entrar em novos segmentos de mercado e canais de distribuição, e reduzir os preços); maturidade (redução nas vendas e lucro estável - estratégias para renovar o mix de Marketing, visando à expansão das vendas), e declínio (estratégia de continuidade, foco, aproveitamento máximo e descontinuação gradativa).

Patrimônio da marca
O patrimônio da marca ou brand equity está diretamente relacionado com a quantidade de clientes que a empresa tem e com o nível de reconhecimento da mesma (atributos - associações mentais e emocionais).

Serviços
“Um serviço é qualquer desempenho, essencialmente intangível, que uma parte oferece à outra. Sua execução pode estar ou não relacionada a um produto concreto”, sacramentou Philip Kotler, o “Papa” do Marketing.

- Intangibilidade: os serviços não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de comprados (ex. consulta médica).

- Inseparabilidade: os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente (ex. corte de cabelo).

- Variabilidade: como os serviços dependem de quem os fornece e de quando e onde são fornecidos, eles são variáveis (ex. consultoria técnica).

- Perecibilidade: os serviços não podem ser estocados (ex. treinamento de cavalos).

Elementos do produto
Todos os componentes do desempenho do serviço que criam valor para os clientes são os elementos do produto. Trata-se de a seleção de serviços com relação aos benefícios desejados pelo cliente e ao grau de desempenho dos produtos concorrentes.

- Produto ampliado: produto básico, mas com todos os elementos que acrescentam valor para o cliente.

- Serviços suplementares de facilitação: facilitam o uso do produto ou são necessários para a entrega do serviço.

- Serviços suplementares de ampliação: podem acrescentar valor adicional para os clientes.

Processos mal concebidos irritam os clientes devido à entrega lenta, burocrática e ineficaz do serviço. Um método particular de operações ou série de ações, normalmente envolvendo passos que precisam ser dados em uma sequência definida, é aquele que tem maior chance de dar certo.

- Produtividade: grau de eficácia com que os insumos de serviço são transformados em produtos que adicionam valor para os clientes.

- Qualidade: grau em que um serviço satisfaz os clientes ao atender suas necessidades, desejos e expectativas.

 

Fonte:
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2012).


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

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